Brexit

Theresa May defende abertura do Reino Unido ao exterior apesar do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse hoje na China que, apesar do Brexit, o Reino Unido vai converter-se num "país global" e "cada vez mais aberto ao exterior" reafirmando a importância de iniciar uma nova era de relações com Pequim.

Theresa May, primeira-ministra britânica.
Theresa May, primeira-ministra britânica.
Simon Dawson

May, que termina hoje a visita de três dias à República Popular da China, participou hoje numa reunião de empresários em Xangai em que esteve presente uma delegação britânica.


A chefe de Estado disse que "juntos" os dois países "têm potencial para fazer muito mais".


Por outro lado, May afirmou que o Reino Unido "está a aproveitar" a oportunidade para se converter num "país global", cada vez mais voltado para o exterior aprofundando as relações comerciais com as nações de todo o mundo, incluindo a República Popular da China.


Após o esfriar das relações entre os dois países, May quis mostrar mais abertura em relação à China.


"O investimento chinês está a ajudar o Reino Unido a desenvolver infraestruturas e a criar empregos. Cerca de 50 mil empresas britânicas importam produtos da China, enquanto que mais de 100 mil vendem produtos a clientes chineses", sublinhou.


Durante a visita foram assinados acordos empresariais que representam mais de 10 mil milhões de euros.
Na quinta-feira, May reuniu-se com o chefe de Estado Xi Jinping, em Pequim, referindo-se à "era dourada" nas relações bilaterais.

Lusa