Brexit

Brexit vai ser "o maior fracasso" de um governo britânico, diz PM da Escócia

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, considerou esta quarta-feira que a saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo é o cenário mais provável e constituirá "o maior fracasso" de um governo britânico.

Brexit vai ser "o maior fracasso" de um governo britânico, diz PM da Escócia
Russell Cheyne

"O Governo do Reino Unido, em vez de abrir um espaço de negociação que aumente a possibilidade de chegar a um acordo que possa atrair apoio político, parece que está a fechar esse espaço e a aprofundar o fosso em que está", disse a chefe do governo autónomo no parlamento escocês.

A dirigente, independentista, disse-se "profundamente preocupada" com "a perspetiva cada vez maior" de o executivo dirigido por Theresa May não conseguir um acordo.

O 'Brexit' perfila-se como o maior fracasso de política e gestão governamental de uma situação que algum de nós viu talvez na vida inteira", disse.

"Tal como estão as coisas, penso que um não-acordo é o cenário mais provável e isso é profundamente preocupante", prosseguiu, afirmando que, dois anos depois do referendo e a cinco meses da saída, isso reflete uma "incompetência impressionante" do governo em deixar a situação chegar a este ponto.

Nicola Sturgeon disse que o seu gabinete está a preparar um "número considerável" de planos de contingência para mitigar as consequências da saída da UE, prevista para 29 de março de 2019.

"Não é fácil, estamos a fazê-lo em grande medida às cegas, porque ninguém sabe como o Reino Unido vai sair da UE ou com que base", disse.

Lusa