Brexit

Secretário de Estado britânico para a Irlanda do Norte demite-se

O secretário de Estado britânico para a Irlanda do Norte, o conservador Shailesh Vara, anunciou a sua demissão por não concordar com o pré-acordo do Brexit. O anúncio foi divulgado também na rede social Twitter,

Shailesh Vara, secretário de Estado btitânico para a Irlanda do Norte
Shailesh Vara, secretário de Estado btitânico para a Irlanda do Norte
twitter.com/ShaileshVara

O Ministro de Estado britânico para a Irlanda do Norte, o conservador Shailesh Vara, anunciou hoje a sua demissão do cargo por não concordar com o projeto de acordo do 'Brexit' entre o seu Governo e a União Europeia.


"Não posso apoiar o acordo de retirada concluído com a União Europeia", disse Vara na sua carta de renúncia postada em sua conta no Twitter.


O deputado conservador disse que o acordo preliminar firmado com Bruxelas pela primeira-ministra britânica, Theresa May, deixa o Reino Unido a meio do caminho, sem um limite de tempo que determine quando o país finalmente se tornará um Estado soberano.


"Este acordo não permite que o Reino Unido seja um país soberano e independente", lamentou.


O ponto mais controverso do projeto de acordo diz respeito às disposições para impedir o regresso de uma fronteira física entre a região britânica da Irlanda do Norte e a vizinha República da Irlanda, membro da União Europeia.


"Nós estaremos bloqueados indefinidamente num acordo alfandegário limitado por regras determinadas pela UE sobre as quais não daremos a nossa opinião", disse ainda Shailesh Vara, de 58 anos.


Pior do que isso, segundo Vara, é que o Reino Unido não "será livre para deixar o acordo aduaneiro unilateralmente", se assim o desejar.


"Somos uma nação orgulhosa e é um dia triste quando nos vemos reduzidos a obedecer às regras de outros países que mostraram que não zelam pelos nossos interesses", disse Vara.


"Podemos e devemos fazer melhor, as pessoas do Reino Unido merecem melhor do que isso", afirmou.


O Governo britânico aprovou na quarta-feira o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tendo sido encontrado com a União Europeia (UE) uma solução para evitar o regresso de uma fronteira física entre a Irlanda e a Irlanda do Norte.


Hoje, o presidente do Conselho Europeu anunciou, em Bruxelas, que prevê convocar uma cimeira extraordinária de líderes da União Europeia a 27 para dia 25 de novembro, para "finalizar e formalizar o acordo de 'Brexit'" com o Reino Unido.

Lusa