Brexit

May fala em acordo melhorado para o Brexit

Governo britânico obteve alterações legalmente vinculativas ao Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.

Loading...

A primeira-ministra britânica, Theresa May, assegurou esta segunda-feira em Estrasburgo, no final de uma reunião com o presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, alterações juridicamente vinculativas ao acordo do Brexit que vai a votos esta terça-feira no Parlamento londrino.

Em causa está um mecanismo de resolução do backstop, a cláusula de salvaguarda para a fronteira das Irlandas.

Juncker anunciou ainda que o Reino Unido deverá sair da União Europeia até às eleiões para o parlamento europeu, no final de maio.

“Não haverá mais oportunidades" se parlamento britânico chumbar Acordo, avisa Juncker

O presidente da Comissão Europeia assegurou hoje que “não haverá mais oportunidades, nem mais interpretações das interpretações, nem garantias para as garantias” se o parlamento britânico chumbar o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.

“Em política, às vezes temos segundas chances. E isso foi o que fizemos hoje. Não haverá mais oportunidades, nem mais interpretações das interpretações, nem mais garantias para as garantias se o Acordo de Saída for chumbado amanhã (terça-feira)”, asseverou Jean-Claude Juncker numa conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra britânica, Theresa May, em Estrasburgo, França.

O presidente do executivo comunitário tinha acabado de confirmar a elaboração de um instrumento de interpretação conjunto, vinculativo em termos legais, que providencia “as garantias” reclamadas por Londres, ao mesmo tempo que respeita as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Europeu.

Com Lusa