Brexit

Corbyn disposto a encontrar-se com Theresa May para resolver impasse

May pretende que as negociações com Corbyn resultem numa abordagem que respeite o resultado do referendo de 2016 que ditou o Brexit.

Corbyn disposto a encontrar-se com Theresa May para resolver impasse
POOL New

O líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, acedeu esta terça-feira a encontrar-se com a primeira-ministra, Theresa May, para procurar uma solução para o impasse em que se encontra o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Nós reconhecemos que ela fez um gesto. Reconheço a minha responsabilidade de representar as pessoas que apoiaram o Labour nas últimas eleições e as pessoas que não apoiaram o Labour, mas que querem certeza e segurança para o seu próprio futuro, e essa é a base sobre a qual a vamos encontrar e ter negociações", disse esta terça-feira o líder da oposição.

Corbyn falava após uma declaração formal da primeira-ministra a partir da residência oficial, em Downing Street, onde anunciou que iria pedir um novo adiamento curto da data do Brexit para conseguir aprovar um acordo que garanta uma saída ordenada do bloco europeu.

May pretende que as negociações com Corbyn resultem numa abordagem que respeite o resultado do referendo de 2016 que ditou o Brexit e que possa ser aprovada no parlamento, para depois ser considerada pelo Conselho Europeu de 10 abril em Bruxelas.

Se não conseguirem concordar com uma única abordagem unificada, acrescentou, poderão submeter uma série de opções aos deputados para estes decidirem numa série de votações.

"O governo está pronto para cumprir a decisão da Câmara [dos Comuns]. Mas para que esse processo funcione, a oposição também precisaria de concordar com isso", enfatizou.

O objetivo do governo é acelerar este processo para que a proposta de lei para a saída da UE seja aprovada antes de 22 de maio, evitando assim que o Reino Unido participe das eleições parlamentares europeias de maio.

Lusa