Brexit

Para haver nova extensão do Brexit "alguma coisa terá que acontecer: ou novas eleições, ou referendo"

Alerta do primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, à entrada para o 2.º e último dia do Conselho Europeu.

Para haver nova extensão do Brexit "alguma coisa terá que acontecer: ou novas eleições, ou referendo"
Virginia Mayo
Frank Augstein

O primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, disse hoje que para haver outro alargamento do prazo para o Brexit o Reino Unido terá que dar uma boa razão, como a realização de eleições ou de um novo referendo.

Questionado pelos jornalistas à entrada para o segundo e último dia do Conselho Europeu, Bettel salientou que "para haver mais uma extensão do prazo terá que ser dada uma razão, senão é inútil.

"Alguma coisa terá que acontecer, ou novas eleições, ou um referendo -- nem que seja só sobre o acordo -- não pode ser só um pedido de extensão porque é preciso mais tempo", salientou.

Neste momento não há escolha entre haver ou não um 'Brexit', mas sim se este é com ou sem acordo. Espero que o Parlamento britânico assuma uma posição clara" no sábado, em Londres, numa reunião extraordinária para votar o acordo alcançado em Bruxelas.

A União Europeia e o Reino Unido chegaram, na quinta-feira, a um acordo sobre os termos do 'divórcio' marcado para dia 31.

Com Lusa