A multa diz respeito a duas violações da Lei de Proteção de Dados. O regulador considera que o Facebook violou a lei ao não salvaguardar a informação dos utilizadores e ao não ser transparente sobre a forma como os dados são recolhidos por terceiros.
A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter tido acesso a dados de milhões de utilizadores da rede social sem o seu consentimento para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump e a campanha para o Brexit.
Em comunicado, o ICO indica que a sua investigação "concluiu que o Facebook violou a lei ao não proteger os dados pessoais dos utilizadores" e também "não foi transparente sobre a forma como os dados são recolhidos por terceiros".
Em consequência, o regulador anuncia a "intenção de impor uma multa de 500 mil libras", salientando que o Facebook tem a possibilidade de responder antes da decisão final ser tomada.