Ciclone Idai

Unicef desaconselha doações de substitutos de leite materno após Idai

Organização diz que substitutos podem comprometer a continuidade da amamentação.

Unicef desaconselha doações de substitutos de leite materno após Idai
Mike Hutchings

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desaconselhou esta quarta-feira doações de substitutos de leite materno às comunidades afetadas pelo ciclone Idai.

"Não doe substitutos de leite materno ou fórmula infantil, pois esta pode comprometer a continuidade da amamentação e pode ser mal-usada ou confecionada, o que torna os bebés e as crianças pequenas vulneráveis a doenças", refere um comunicado da organização enviado hoje à imprensa.

Na nota, assinada também pela Organização Mundial da Saúde, Programa Mundial para Alimentação, Save the Children e Visão Mundial, a Unicef apela ainda às pessoas e entidades que estão a apoiar as vítimas do ciclone para ajudarem as mães afetadas com água limpa e comida, como forma de garantir que estejam em condições de amamentar os seus filhos.

A organização pede que os substitutos de leite materno que já tenham sido doados devem ser entregues à Central de Medicamentos e Artigos Médicos, "ao nível central e provincial para manejo adequado".

O ciclone Idai atingiu a região centro de Moçambique, o Maláui e o Zimbabué a 14 de março.

A população afetada é de 1,3 milhões, segundo os dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), que mantém o número total de 598 mortos e 1.641 feridos desde que a tempestade assolou a região, há três semanas.

Lusa