David Bowie 1947-2016

Filmagens inéditas de David Bowie exibidas pela primeira vez

Filme de 30 minutos recuperado dos arquivos de uma universidade britânica

Filmagens inéditas de David Bowie exibidas pela primeira vez
Martin Richardson / De Monfort University

Um filme experimental de 30 minutos com imagens de David Bowie foi recentemente recuperado dos arquivos da Universidade De Montfort em Leicester, Reino Unido, 21 anos depois.

As imagens filmadas em 35 mm foram usadas para criar um holograma que foi incluido no álbum Hours de 1999.

Foi filmado em 1998 em Londres pelo amigo e colaborador Martin Richardson que deu uma entrevista à BBC a explicar o contexto. O professor é um dos mais conceituados criadores de hologramas do Reino Unido.

"Ele começou a fazer uma série dos seus incríveis movimentos icónicos pelos quais ele era famoso e todos os seus fãs reconhecem", disse Richardson, que já tinha publicado um excerto das filmagens há 9 anos no Vimeo (entretanto retirado da plataforma).

Os filmes de 35 mm e Martinn Richardon com o holograma criado.
Martin Richardson / De Monfort University

Richardson, que conheceu Bowie em 1994, recorda na entrevista à BBC: "Bowie disse-me: 'Quando terminares o teu maldito holograma, ele vai estar por todo o país. Vou tornar-te famoso'".

"Ele voltou ao palco e perguntou-me: 'Certo, o que queres que faça?' e pensei: 'Eu vou dar ordens < David Bowie, a super estrela do rock que eu idolatrava em miúdo'", contou Richardson.

O holograma foi depois reproduzido em 500.000 cópias do álbum e os 30 minutos de filmagem foram transformados numa curta gravação digital, guardada numa gaveta na universidade.

Vai agora ser exibido para 300 fãs de Bowie no National Space Center de Leicester na sexta-feira.

Bowie, um dos músicos mais influentes de sua época, morreu em janeiro de 2016, aos 69 anos, com cancro.

Pouco antes de sua morte, o artista lançou seu último álbum, Blackstar, carregado de simbolismo da sua própria mortalidade.