Eleições EUA 2016

Mais dois milhões de hispânicos votaram nas presidenciais

Mais dois milhões de eleitores hispânicos votaram nas presidenciais de terça-feira nos Estados Unidos, em relação ao escrutínio de 2012, indicaram esta quarta-feira as primeiras projeções da empresa de sondagens "Latino Decisions".

Mais dois milhões de hispânicos votaram nas presidenciais
© Darren Ornitz / Reuters

De acordo com o estudo, 53% dos hispânicos recenseados entregaram o voto antecipadamente, e a análise mostrou que 57% destes eleitores tinham decidido há seis meses em quem iam votar: o republicano Donald Trump ou a democrata Hillary Clinton.

Sondagens à boca da urna referiram que uma esmagadora maioria de hispânicos votou na antiga secretária de Estado norte-americana, projetando uma vantagem de 61 pontos sobre Trump (78-18%).

Nas questões colocadas à saída das assembleias de voto, 66 dos 100 eleitores hispânicos mostraram-se descontentes com o Partido Republicano, que consideraram hostil ou que "não se preocupa com eles".

A "Latino Decisions" criticou a política anti-imigrante de Trump, ao afirmar que o candidato se limitou a "insultar os hispânicos como parte da estratégia para mobilizar os eleitores brancos".

O eleitorado hispânico norte-americano representa 12% do total de eleitores do país, com um número recorde de 27,3 milhões de recenseados, embora tradicionalmente só participe metade.

Por outro lado, um em cada três eleitores hispânicos disseram que apoiariam os republicanos caso fosse apresentada uma reforma migratória.

Lusa