O belga Guy Verhofstadt, líder liberal do Parlamento Europeu, desafiou Matteo Salvini para um debate e acusou o líder da extrema-direita italiana de conspirar com o Presidente russo, Vladimir Putin, para destruir a Europa, noticia hoje a Euronews.
Numa mensagem de vídeo publicada no Twitter, o ex-primeiro-ministro belga dirigiu-se diretamente a Salvini, ministro do Interior da Itália e líder da Liga.
"Assim como você, os seus amigos da extrema-direita, (a francesa Marine) Le Pen, (o austríaco Heinz-Christian) Strache, (o britânico Nigel) Farage e (primeiro-ministro húngaro Viktor) Orban estão constantemente a conspirar e a pagar para Putin para destruir a Europa", disse Verhofstadt.
"Assim, eu desafio-o para um debate frente-a-frente, pois as pessoas têm o direito de saber qual plano diabólico que (Salvini) tem em mente", referiu o político belga.
"Diga-me onde quer (o debate), em Bruxelas ou na Itália. Eu estarei lá", acrescentou Verhofstadt.
Salvini e os representantes dos partidos nacionalistas de 11 países da UE, incluindo Marine Le Pen, que lidera o partido de extrema-direita francês União Nacional, reuniram-se para uma manifestação em Milão, no sábado, numa demonstração de força antes das eleições europeias.
Espera-se que os partidos de extrema-direita e populistas avancem em toda a União Europeia nestas eleições, enfraquecendo potencialmente os principais grupos do Parlamento europeu, incluindo o centrista de Verhofsdtad, o ALDE.
As eleições para o Parlamento Europeu vão acontecer entre quinta-feira e domingo desta semana.
Lusa