"A Volkswagen não recebeu o certificado de conformidade da EPA (...) para os modelos de 2016 dos seus veículos diesel quatro cilindradas", declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis da agência governamental que entrega as autorizações de comercialização nos Estados Unidos.
Os reguladores "não estão ainda convencidos que os dados e os elementos fornecidos pela Volkswagen estabelecem que os seus veículos respeitarão as normas exigidas", disse o responsável, citado pela agência France Presse.
Já hoje, os Estados Unidos anunciaram que vão reforçar a fiscalização dos carros a gasóleo após o grupo Volkswagen ter utilizado dispositivos para falsear os testes de emissões de gases poluentes.
A empresa alemã Volkswagen enganou as autoridades norte-americanas, colocando no mercado milhões de carros equipados com um 'software' que, ao detetar testes antipoluição, distorciam os resultados.
A agência ambiental EPA anunciou hoje que vai realizar testes em veículos a diesel "já em circulação nos Estados Unidos" para detetar presença de dispositivos de 'software' em outras marcas de automóveis.
Christopher Grundler recusou-se a dar mais detalhes sobre os novos procedimentos para que os fabricantes não sejam capazes de se adaptar com antecedência.
lUSA