Citando fontes próximas da operação, a agência de informação financeira refere que os bancos, liderados pelo Citigroup e UniCredit, estão recetivos a emprestar entre 1,5 e 2,5 mil milhões de euros cada um.
Aliás, a Bloomberg adianta que a operação ultrapassou as expectativas, sendo que o grupo Volkswagen poderia fazer um financiamento de 29 mil milhões de euros.
Em princípio, os empréstimos poderão ser transformados em ações como reembolso numa fase posterior, de acordo com as mesmas fontes.
O grupo Volkswagen, que detém entre outras marcas, a Volkswagen, Audi, Seat, Porsche e Skoda, não precisa atualmente de dinheiro e está à procura de fundos adicionais para criar uma "almofada" financeira.
Embora a empresa tenha feito progressos relativamente à recolha de 8,5 milhões de carros com o 'kit' fraudulento na Europa, as negociações com os reguladores norte-americanos ainda estão em curso, provocando uma queda das vendas no país.
O impacto financeiro relativo ao escândalo das emissões calculado pelo grupo Volkswagen totaliza mais de 8,7 mil milhões de euros.
Lusa