Rumo ao Euro 2012

Espanha e Holanda a um passo do apuramento para o Euro 2012

Espanha e Holanda ficaram hoje a um passo de garantir o apuramento para a fase final do Euro2012 de futebol, enquanto a Sérvia se atrasou na luta por um lugar na competição, que vai decorrer na Polónia e Ucrânia.

No Grupo I, a Espanha, atual campeã europeia e mundial, alcançou um precioso triunfo, por 3-1, na Lituânia e reforçou o primeiro lugar, com seis pontos de vantagem sobre a República Checa.



Em Kaunas, Xavi colocou os espanhóis em vantagem antes do intervalo, Stankevicius ainda restabeleceu o empate no início da segunda parte, mas Kijanskas, na própria baliza, e Juan Mata acabaram por resolver o encontro para a "Roja", que continua a somar apenas vitórias.



Por seu lado, os checos receberam e venceram a frágil seleção do Liechtenstein, por 2-0.



No Grupo E, a Holanda também manteve uma fase de qualificação cem por cento vitoriosa, desta vez ao bater a Hungria, por 5-3, em Amesterdão, e soma 18 pontos, o dobro dos pontos da Suécia, segunda classificada, com menos dois jogos disputados.



Numa partida de "loucos", com sete dos oitos tentos a serem marcados na segunda parte, Dirk Kuyt acabou por ser o herói "laranja" ao assinar um bis que deu a vitória à sua equipa. Os húngaros ainda chegaram a estar em vantagem (1-2) na segunda parte, mas o avançado do Liverpool resolveu o jogo nos últimos minutos, após um chuva de golos.



Em Estocolmo, a Suécia bateu a Moldova, por 2-1.



A Sérvia, que já tinha vida difícil no Grupo C, ficou ainda mais longe da qualificação, ao empatar a uma bola no terreno da Estónia, e reparte o segundo lugar com a Eslováquia, que ficou a zero na Irlanda do Norte.



No topo do grupo segue a Itália, com 13 pontos, mais cinco do que a seleção sérvia e eslovaca, e com menos um jogo disputado.



No Grupo A, Bélgica e Turquia seguem a luta pelo segundo lugar e por tentar pelo menos chegar ao "play-off", já que a Alemanha está na liderança e ainda não cedeu qualquer ponto.



Os turcos venceram a Áustria, por 2-0, e subiram ao terceiro lugar, com menos um ponto e menos um jogo que a Bélgica, segunda posicionada, que bateu em Bruxelas o Azerbaijão, por 4-1.







Lusa