Europeias 2014

Eurodeputada francesa acusa Durão de transformar UE num reformatório

A eurodeputada e candidata do PS francês às Europeias, Pervenche Bers, acusou esta quarta-feira, em Paris, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, de ter transformado a União Europeia num reformatório.

(Reuters)
© Sebastien Pirlet / Reuters

"Temos de ver-nos livres de José Manuel Barroso", afirmou Pervenche  Bers, num comício dos socialistas franceses em Paris, em que associou Durão  Barroso, que termina o seu mandato em Bruxelas, "a políticas contra o emprego  e a favor dos mercados financeiros".

Em declarações à agência Lusa, a cabeça-de-lista socialista da região Ile de France acrescentou que a subida do eurocepticismo é devida ao facto  de Durão Barroso "ter transformado a Europa num reformatório".

"Quando só se fala na Europa apenas de cinco em cinco anos e quando  vemos que a Europa foi, infelizmente, dirigida por José Manuel Barroso que  aplicou um programa demasiado conservador e que transformou a Europa num  reformatório, compreendo a ira da população e quero mostrar que outra Europa  é possível", disse à Lusa.

A candidata lembrou ter presidido à Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu e disse que "os dez anos de Barroso foram para salvar primeiro os bancos e apenas depois o emprego".

Neste comício participou o dirigente do PS e presidente da Câmara de  Lisboa, António Costa.

Lusa