Eusébio no Panteão

Cristiano Ronaldo dedica os dois golos ao "pantera negra"

Cristiano Ronaldo dedicou hoje os dois golos  marcados pelo Real Madrid contra o Celta de Vigo a Eusébio, antigo futebolista  português que morreu no domingo e que foi hoje a enterrar. 

© Andrea Comas / Reuters

"Dedico-te estes 2 golos Eusébio mas na verdade foste tu que os marcaste.  Ficarás para sempre no meu coração", escreveu o internacional português  na sua página no Facebook, junto de uma fotografia da celebração de um dos  golos. 

Na zona mista, o capitão da seleção portuguesa agradeceu o carinho manifestado  pelo futebol espanhol à figura de Eusébio, em memória do qual foi guardado  um minuto de silêncio no estádio Santiago Bernabéu, enquanto os ecrãs passavam  imagens do antigo ponta de lança do Benfica e da seleção lusa.

"É um dia especial, em que quero agradecer a todos, a especialmente  a toda a Espanha a homenagem que fez a Eusébio", manifestou Cristiano Ronaldo.  "Para os portugueses, sentir o carinho próximo dos espanhóis é muito importante.  Eusébio era uma pessoa muito importante para o meu país, que me ajudou muito  nos tempos em que cheguei à seleção e um exemplo para todos os jogadores",  acrescentou. "Com muita tristeza perdemos um futebolista muito querido. Os golos  foram para ele", sublinhou CR7. 

Eusébio, um dos maiores símbolos do futebol português e do Benfica,  cujo funeral se realizou hoje em Lisboa, morreu na madrugada de domingo,  com 71 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. 

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas  de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado  o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal  ao terceiro lugar. 

 Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo),  em Moçambique. 

 

     

 

Lusa