1185
- Morre D. Afonso Henriques, em Coimbra. Tinha 76 anos.
1865
- É abolida a escravatura nos EUA, com a aprovação da 13.ª Emenda à Constituição.
1913
- É inaugurado o Theatro Polytheama (Teatro Politeama), com a estreia da opereta Valsa de Amor, com a presença do Presidente da República, Manuel de Arriaga, e do presidente do Conselho de Ministros, Afonso Costa.
1914
- Conquista da Cidade do México pela 'Divisão do Norte', dirigida por Francisco Villa, e pelo 'Exército Libertador do Sul', comandado por Emiliano Zapata.
1917
- Morrem 1600 pessoas em Halifax, na colisão de um navio belga com outro francês, carregados de munições.
1921
- O Reino Unido assina a paz com a Irlanda. O tratado estabelece o Estado Livre da Irlanda, no seio da comunidade britânica.
1938
- A França e a Alemanha de Hitler assinam o pacto de inviolabilidade das fronteiras entre os dois países.
1990
- O líder iraquiano, Saddam Hussein, anuncia a libertação de todos os reféns ocidentais retidos no Iraque e no Kuwait.
1995
- A vila de Sintra e a paisagem cultural circundante passam a Património Mundial, por decisão do comité da UNESCO.
1997
- João Carrascalão é reeleito para a liderança da União Democrática Timorense, no congresso extraordinário do partido, na Austrália.
1998
- Hugo Chavez, 44 anos, é eleito Presidente da Venezuela.
2005
- A escritora portuguesa Lídia Jorge ganha o Prémio Internacional de Literatura "Albatros", pelo livro "O Vento Assobiando nas Gruas".
- A NASA anuncia a descoberta de vestígios de água em estado líquido na superfície de Marte.
2012
- Morre, aos 104 anos, Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, reconhecido em todo o mundo como um dos grandes expoentes da arquitetura moderna, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Brasil.
2017
- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconhece Jerusalém como capital de Israel, afirmando que "há muito que já deveria ter sido tomada" esta decisão.
2018
- Uma equipa de arqueólogos descobre novas gravuras rupestres representativas da Arte do Côa, com figuras que reproduzem bovinos selvagens e cavalos em movimento.
2020
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto do Governo que regulamenta a prorrogação do estado de emergência entre 09 e 23 de dezembro para contenção da covid-19.