1901
Primeira sessão de entrega dos Prémios Nobel. Entre os laureados, Henri Dunant, Nobel da Paz, fundador do Comité Internacional da Cruz Vermelha e promotor da primeira Convenções de Genebra, Emil von Behring, Nobel da Medicina, pela descoberta do tratamento a soro, e Sully Prudhomme, Nobel da Literatura.
1938
O ministro das Obras Públicas, Duarte Pacheco, inaugura as comunicações telefónicas entre a Madeira e o Continente.
1956
É fundado o MPLA - Movimento para a Libertação de Angola
1993
Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano, e Frederik de Klerk, presidente da África do Sul, recebem o Nobel da Paz, em Oslo.
1998
O escritor português José Saramago recebe o Prémio Nobel da Literatura, em Estocolmo.
2004
O Presidente da República, Jorge Sampaio, concretiza, em decreto, a dissolução do Parlamento e marca eleições legislativas antecipadas para 20 de fevereiro de 2005.
2011
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Fernando Gomes, é eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol, ao derrotar Carlos Marta no sufrágio para a sucessão de Gilberto Madail. Gomes soma 46 votos, contra 36 do presidente da Câmara Municipal de Tondela.
2012
Durão Barroso e os presidentes do Conselho, Herman Van Rompuy, e do Parlamento Europeu, Martin Schulz, recebem em Oslo o Prémio Nobel da Paz, atribuído a 12 de outubro à União Europeia.

