"Quando um amigo está em dificuldades, devemos ficar ao seu lado", começou por dizer Rummenigge, salientando não estar por dentro da história, mas que Beckenbauer foi seu "treinador, capitão e presidente".
Rummenigge, que falou em conferência de imprensa no centro de treinos do Bayern Munique, quis demonstrar o seu apoio a Franz Beckenbauer, acrescentando que será o que todos irão fazer no clube bávaro.
Beckenbauer, de 70 anos, está na linha da frente num escândalo que envolve a atribuição do Mundial2006 à Alemanha, na sequência de denúncia da revista Der Spiegel sobre presumíveis subornos para a Alemanha conquistar a organização, mas decisivas foram as notícias posteriores sobre evasão fiscal.
A revista revelou que o comité de candidatura alemão, em que tinha então assento o ex-presidente da Federação Wolfgang Niersbach, criou um 'saco azul' que usou para comprar votos visando ganhar a organização da prova realizada há nove anos.
Beckenbauer, que presidiu ao comité organizador do Mundial2006, negou a compra de votos, apesar de a DFB ter reconhecido que efetuou um pagamento de 6,7 milhões de euros à FIFA, mas que não estaria relacionado com o torneio.
Na votação, que decorreu no ano de 2000, a Alemanha ganhou o direito de organizar o Campeonato do Mundo por uma vantagem de um voto, tendo conquistado 12, contra os 11 da África do Sul, após a abstenção do neozelandês Charles Dempsey.
O antigo futebolista alemão Franz Beckenbauer chegou a assumir que cometera um "erro" enquanto presidente do comité organizador do Mundial de 2006, na Alemanha, mas garantiu que não comprou votos para ter o direito de sediar a prova.
Na terça-feira, o vice-presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB) Rainer Koch disse que é tempo de o ex-futebolista Franz Beckenbauer, presidente do comité organizador do Mundial2006, falar sobre as alegadas irregularidades na atribuição do torneio.
"Entendo o interesse da DFB em clarificar a situação, mas gostaria que fossem mais sensíveis no que diz respeito à pessoa de Franz Beckenbauer, a quem devem muito, e estou só a pensar no Mundial que ganharam com ele", adiantou Rummenigge.
Lusa