Crise na Grécia

Aprovação do prolongamento da ajuda financeira a Atenas pedida ao Bundestag

O ministro das Finanças alemão pediu hoje aos deputados do Bundestag (Parlamento) para aprovarem a extensão por quatro meses da ajuda financeira à Grécia, admitindo que a decisão "não é fácil", mas é necessária para evitar o pior.

Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão (Arquivo Reuters)
© Sebastien Pirlet / Reuters

Antes da votação, prevista para o final da manhã de hoje, Wolfgang Schauble criticou por diversas vezes a posição do novo Governo de Atenas, liderado por Alexis Tsipras, mas apelou ao voto favorável ao prolongamento da ajuda financeira, que tinha sido decidida na passada terça-feira pelo Eurogrupo.

 

"[A decisão] também não é fácil para mim, mas eu peço a cada deputado de não a rejeitar, porque dessa forma causaríamos fortes danos ao nosso povo e ao nosso futuro", declarou Schauble, que foi muito aplaudido pelos parlamentares germânicos.


Lusa