Crise na Grécia

Eurogrupo vai avaliar plano do Governo grego na quarta-feira

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou esta segunda-feira que os ministros da Economia e Finanças dos países da Zona Euro vão avaliar os progressos sobre o plano da Grécia numa reunião na próxima quarta-feira.

Virginia Mayo / AP
"As propostas apresentadas pela Grécia serão avaliadas nas próximas horas e com rapidez por parte do Eurogrupo esta quarta-feira", afirmou Tusk em conferência de imprensa, após o final da cimeira de líderes da zona euro, que decorreu em Bruxelas.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou, por seu turno, que "as propostas de Atenas chegaram com atraso, mas são um passo importante".

Antes desse Eurogrupo, nos próximos dias, equipas técnicas da 'troika' Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) trabalharão com as autoridades gregas sobre as novas propostas apresentadas hoje pelo Governo grego com vista a desbloquear a última tranche do programa de resgate - de 7,2 mil milhões de euros.


Falta uma semana...


A Grécia está a cerca de uma semana de ter de pagar 1,6 mil milhões de euros ao FMI, a 30 de junho, e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso. 

Aliás, mesmo com um entendimento esta semana poderá ser difícil libertar o dinheiro, uma vez que há uma série de procedimentos a seguir, incluindo nos parlamentos nacionais dos Estados-membros. No entanto, em caso de acordo, deverá ser encontrada uma solução que evite o incumprimento ('default') e mesmo o risco de uma saída da zona euro (o famoso 'Grexit').

As propostas hoje apresentadas pelo Governo de esquerda do Syriza, que cincluem aumentos nas receitas fiscais e nas receitas fiscais e nas contribuições das pensões, agradaram aos credores, que se mostram mais convictos de um acordo que evite o incumprimento helénico. 


Eurogrupo acredita em acordo


O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, falou mesmo na possibilidade de se chegar a um acordo com a Grécia "no fim desta semana", posição agora partilhada por Jean-Claude Juncker.

O Eurogrupo de quarta-feira vai anteceder a cimeira de líderes da União Europeia, que acontece quinta e sexta-feiras.
Com Lusa