Hora do Planeta

Hora do Planeta 2013, 23 de março às 20:30

Às 20:30 (hora local) de sábado 23 de Março, centenas de milhões de pessoas por todo o mundo juntar-se-ão numa ação simbólica em defesa do ambiente. Pelo sétimo ano consecutivo o mundo fica às escuras em sinal de apoio a uma iniciativa que começou em Sydney em 2007. Em Portugal, 27 cidades já aderiram à Hora do Planeta.

Loading...

Em Portugal, 27 municípios, onde se inclui a capital Lisboa, já aderiram à Hora do Planeta 2013 que se celebra no próximo dia 23 de Março; estas cidades juntam-se à WWF e a milhões de pessoas, empresas e governos que por todo o mundo chamam a atenção para um modo de vida mais sustentável.

Na noite de 23 de Março, entre as 20H30 e as 21H30, os monumentos mais emblemáticos de cada uma destas cidades portuguesas celebrarão a Hora do Planeta juntando-se a ícones de todo o mundo, símbolos de esperança, paz, diligência humana e maravilha natural ao serviço de uma causa que procura alertar para o facto de que todos temos o poder de mudar o mundo em que vivemos.

A Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, os Paços do Concelho, o Padrão das Descobertas e a estátua do Marquês de Pombal em Lisboa, o Santuário do Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, o Palácio de Monserrate, a Igreja do Sameiro, a Torre do Relógio em Albufeira, o Castelo de Montemor-o-Velho são alguns dos monumentos que ficarão apenas iluminados pela luz das estrelas na noite de 23 de Março.

Compromissos Hora do Planeta

No contexto da plataforma “Eu farei se tu fizeres” as cidades portuguesas comprometem-se com ações positivas pelo ambiente, se os seus munícipes desligarem as luzes na noite de 23 de Março na Hora do Planeta.

Em Loulé a autarquia promete desligar o stand by de todos os equipamentos eléctricos existentes no município após o horário laboral. Em Ribeira Grande, na última 6ª feira de cada mês, vai ser desligada a iluminação exterior dos edifícios escolares do 1º ensino básico do Concelho. Em Alenquer a Câmara promete desligar as luzes da fonte cibernética em períodos que não correspondam a épocas festivas.