Hugo Chavez

Anúncio da morte de Chávez terá sido atrasado para levar o corpo para Caracas, anuncia jornal espanhol ABC 

O anúncio da morte do Presidente da Venezuela,  por parte do vice-Presidente, Nicolás Maduro, poderá ter sido atrasado para  que o corpo de Hugo Chávez pudesse ser transladado para Caracas, noticia  hoje o jornal espanhol ABC. 

David Fernández

Citando "as fontes habituais do diário", o ABC refere que, apesar de o anúncio da morte do Presidente venezuelano ter ocorrido às 13:00 locais (21:00 em Lisboa), o óbito de Chávez terá ocorrido seis horas antes

"Na realidade, Chávez faleceu por volta das sete da manhã (horas locais, 15:00 em Lisboa), segundo indicaram as fontes habituais deste diário, em  contacto com a equipa médica. Parte da estratégia do ato protagonizado por  Maduro horas antes foi de dispersar as atenções da comunicação social, para  assim facilitar as operações de transladação do corpo do falecido Presidente  num avião desde Cuba", escreve o ABC, na sua página na Internet. 

De acordo com a mesma fonte, "a morte de Chávez estava anunciada". 

"Na noite de segunda-feira, um telefonema alertou este diário de que  a família do Presidente concordava que os médicos poderiam desistir de prolongar-lhe  a vida. Se previa, então, que nas horas seguintes se procederia ao desligamento  da assistência artificial que sustinha o paciente. Quando ocorresse a morte,  o cadáver seria transportado de Cuba para a Venezuela para que fosse anunciado  ao povo o falecimento do Presidente, como se tivesse ocorrido no Hospital  Militar de Caracas", conclui o ABC. 

Hugo Chávez, de 58 anos e Presidente desde 1998, morreu hoje, após uma  luta de quase dois anos contra um cancro, um período durante o qual se sujeitou  a quatro intervenções cirúrgicas em Cuba, a última das quais a 11 de dezembro  passado. 

Lusa