Legislativas 2019

António Costa e Rui Rio frente a frente

Veja aqui os principais momentos e reveja o debate na íntegra.

António Costa e Rui Rio estiveram esta segunda-feira frente a frente pela primeira vez num confronto televisivo no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Loading...

A três semanas das eleições legislativas, as sondagens apontam para uma vitória do PS.

A última sondagem SIC/Expresso coloca os socialistas com uma vantagem de 19 pontos sobre o PSD, o que pode ser um dos piores resultados de sempre para os sociais-democratas.

ANTÓNIO COTRIM

Os dois principais candidatos a primeiro-ministro tiveram uma hora e treze minutos para debater no único frente a frente televisivo desta campanha, que foi transmitido em direto e em simultâneo nas três televisões generalistas.

SIC

CONJUNTURA E SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA

Os líderes de PS e PSD travaram uma discussão intensa na primeira parte do debate, com Rui Rio a falar numa "oportunidade perdida" pelo país e António Costa a defender a sustentabilidade da economia.

Loading...
Loading...

CARGA FISCAL

O líder social-democrata falou na "maior carga fiscal de sempre" em Portugal e afirmou que o Governo baixou o IRS, mas aumentou os impostos indiretos. António Costa ripostou. Considera que houve uma "justa redução dos impostos" e acusou Rio de propor um "choque fiscal".

Loading...
Loading...

A temática da carga fiscal foi uma das mais marcantes do debate, com António Costa a defender que o que fez aumentar a carga fiscal foi o funcionamento da economia, com a criação de mais 350 mil postos de trabalho e o crescimento do IVA, com o aumento do consumo.

O secretário-geral do PS lembrou ainda os anos da troika.

Loading...

NOVO AEROPORTO

No que diz respeito ao aeroporto do Montijo, António Costa diz que, nesta altura, voltar atrás nas negociações com a ANA significa gastos enormes para o país. Já Rui Rio aproveitou para esclarecer que não está previsto um TGV no programa eleitoral do PSD.

Loading...

INVESTIMENTO PRIVADO

Ainda no plano económico, António Costa reiterou que o grande esforço do crescimento económico resultou do investimento das empresas.

O secretário-geral do PS mencionou ainda um estudo da Comissão Europeia sobre políticas fiscais, que coloca Portugal como o segundo regime fiscal mais atrativo para o investimento.

Loading...

Por sua vez, o presidente do PSD defendeu que são precisas políticas públicas para que as empresas invistam e exportem. Rui Rio falou também sobre algumas propostas dos sociais-democratas nesse âmbito.

Loading...

O ESTADO DA SAÚDE

Os líderes do PS e do PSD apresentaram visões opostas sobre o estado do Serviço Nacional de Saúde, com Rui Rio a defender que "está pior" do que em 2015 e António Costa a assegurar que houve progressos.

Loading...
Loading...

PROFESSORES E JUÍZES

Rui Rio começou por criticar a atuação do Governo perante os professores, em comparação com o aumento dos salários dos magistrados e explicou o que faria se chegasse ao Governo. António Costa replicou e acusou o adversário de ser o “líder da oposição ao Ministério Público” e de ter "uma obsessão contra a Justiça".

Loading...
Loading...

O tema adensou-se e os ânimos aqueceram, com o presidente do PSD a dar um exemplo concreto das diferenças salariais entre um professor do ensino secundário no topo da carreira e um juiz estagiário.

Loading...

No que diz respeito aos professores, Costa deixou a garantia de que todos progredirão dois escalões em média, nos próximos quatro anos, e reiterou que o Executivo cumpriu aquilo a que se tinha proposto: descongelar as carreiras e repôr o funcionamento do contador do tempo de serviço.

Loading...

JUSTIÇA NOS TRIBUNAIS E NA PRAÇA PÚBLICA

Em matéria judicial, Rui Rio pediu um Ministério Público eficaz a fazer acusações e a defender julgamentos nos tribunais., considerando "inaceitável" a dimensão que os processos ganham na praça pública.

Loading...

Sobre os julgamentos em praça pública, António Costa pediu que não se confundam “problemas gerais da Justiça” com alguns processos-crime “muito mediáticos” e reconheceu que "há processos judiciais que de facto demoram um tempo excessivo".

Loading...

POLÍTICAS CLIMÁTICAS

Se na maior percentagem de tempo do debate a discordância imperou, houve ainda espaço para os dois líderes partidários estarem de acordo em duas temáticas. A primeira foi a do combate às alterações climáticas.

António Costa definiu esse combate como prioridade do Governo na próxima legislatura, caso seja reeleito. Já Rui Rio apelou para uma mobilização “da direita à esquerda”, com o intuito de sensibilizar a população.

Loading...
Loading...

Por fim, os dois líderes partidários manifestaram-se contra a reintrodução do serviço militar obrigatório.

Loading...

Veja abaixo o debate na íntegra:

Loading...