Legislativas 2019

Os partidos que vai encontrar no boletim de voto

Às eleições legislativas de 6 de outubro concorrem 21 forças políticas, mas apenas 15 apresentaram listas em todos os círculos eleitorais. Um número de candidaturas recorde.

Boletim de voto das legislativas de 2015
Boletim de voto das legislativas de 2015

Partido Socialista

O Partido Socialista (www.ps.pt) foi fundado a 19 de Abril de 1973, através da transformação da Acção Socialista Portuguesa que surgiu em 1964. Foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça a 1 de Fevereiro de 1975 com a denominação Partido Socialista e a sigla PS.

Partido Social Democrata

O Partido Social Democrata (www.psd.pt) foi fundado a 6 de Maio de 1974. Foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça a 25 de Janeiro de 1975 com a denominação Partido Popular Democrático e a sigla PPD. Passou a designar-se Partido Social Democrata, com a sigla PPD/PSD, desde 13 de Outubro de 1976. Integrou coligações com fins eleitorais como, por exemplo, a AD - Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) entre 1979 e 1981.

Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda (www.bloco.org) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 24 de Março de 1999, com a denominação Bloco de Esquerda e a sigla B.E.

CDS - Partido Popular

Fundado a 19 de Julho de 1974, o CDS (www.cds.pt) foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça a 13 de Janeiro de 1975 com a denominação Partido do Centro Democrático Social e a sigla CDS. Integrou coligações com fins eleitorais como, por exemplo, a AD - Aliança Democrática (CDS, PPD/PSD e PPM) entre 1979 e 1981. A denominação foi alterada para Partido do Centro Democrático Social - Partido Popular e a sigla para CDS-PP. Em 1995 procede a nova alteração, apenas da denominação que passa a Partido Popular. Em 2009 são alterados o símbolo e a denominação, que passa a ser CDS -Partido Popular.

CDU - Coligação (PCP e PEV)

• Partido Comunista Português

Fundado a 6 de Março de 1921, o Partido Comunista Português - PCP - (www.pcp.pt) foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça a 26 de Dezembro de 1974. Integrou coligações com fins eleitorais como a FEPU - Frente Eleitoral Povo Unido (PCP e MDP/CDE), a APU - Aliança Povo Unido (PCP e MDP/CDE) e, atualmente, a CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP e PEV).

• Partido Ecologista Os Verdes - PEV

O Partido Os Verdes (www.osverdes.pt) foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça a 15 de Dezembro de 1982, com a denominação Movimento Ecologista Português - Partido 'Os Verdes' e a sigla MEP-PV. A denominação e o símbolo foram alterados em 1987, passando a designar-se Partido Ecologista 'Os Verdes'. Em 1989 são alterados o símbolo e a sigla, que passa a ser PEV. O partido tem concorrido às eleições integrado na coligação de partidos formada com o PCP, com a denominação CDU - Coligação Democrática Unitária.

Pessoas – Animais – Natureza

O PAN (www.pan.com.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 13 de Janeiro de 2011, com a denominação Partido pelos Animais e pela Natureza e a sigla PAN. Passou a designar-se "Pessoas - Animais - Natureza", com um novo símbolo, desde 18 de setembro de 2014.

Aliança

O partido Aliança (alianca.com.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 23 de outubro de 2018, com a denominação Aliança e a sigla A.

Chega

O partido Chega (partidochega.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 9 de abril de 2019, com a denominação CHEGA e a sigla CH.

Iniciativa Liberal

O partido Iniciativa Liberal (iniciativaliberal.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 13 de dezembro de 2017, com a denominação Iniciativa Liberal e a sigla IL.

Partido Nacional Renovador

O PNR (www.pnr.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 10 de Julho de 1985, com a denominação Partido Renovador Democrático e a sigla PRD. Todos os elementos identificadores foram alterados em 2000, passando a designar-se Partido Nacional Renovador, com a sigla PNR. O símbolo foi alterado em 2011.

Partido Democrático Republicano

O Partido Democrático Republicano (pdr-partidodemocraticorepublicano.simply-webspace.com.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 11 de fevereiro de 2015, com a denominação Partido Democrático Republicano e a sigla PDR.

Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses

O Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (www.pctpmrpp.org) foi fundado em Setembro de 1970. Foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça em 18 de Fevereiro de 1975, com a denominação Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado e a sigla MRPP. Passou a designar-se Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, com a sigla PCTP/MRPP, desde 15 de Março de 1977.

Partido Popular Monárquico

O PPM (www.ppm.com.pt) foi fundado em Maio de 1974, tendo por base a Convergência Monárquica formada em 1971 (Movimento Popular Monárquico, Liga Popular Monárquica e Renovação Portuguesa). Foi inscrito no Supremo Tribunal de Justiça em 17 de Fevereiro de 1975 com a denominação Partido Popular Monárquico e a sigla PPM. Integrou coligações com fins eleitorais como, por exemplo, a AD (PPD/PSD, CDS e PPM) entre 1979 e 1981.

Partido Trabalhista Português

O Partido Trabalhista Português (www.partidotrabalhista.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 1 de Julho de 2009, com a denominação Partido Trabalhista Português e a sigla PTP.

Livre

O Livre (livrept.net) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 19 de março de 2014, com a denominação Livre e a sigla L. A sua denominação e sigla passaram a ser LIVRE/Tempo de Avançar e L/TDA em 20 de maio de 2015. A sua denominação passou a ser LIVRE em 10 de maio de 2017. A sua sigla passou a ser L em 22 de junho de 2017.

Reagir Incluir Reciclar

O RIR foi inscrito no Tribunal Constitucional a 30 de maio de 2019, com a denominação Reagir Incluir Reciclar e a sigla R.I.R.

Partido da Terra

O Partido da Terra (mpt.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 12 de Agosto de 1993, com a denominação Movimento o Partido da Terra e a sigla MPT. A denominação foi alterada para MPT - Partido da Terra. Em 2007 procede a nova alteração da denominação que passa a Partido da Terra.

Partido Unido dos Reformados e Pensionistas

O PURP (www.purp.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 13 de julho de 2015, com a denominação Partido Unido dos Reformados e Pensionistas e a sigla PURP.

Nós, Cidadãos!

O partido Nós, Cidadãos! (noscidadaos.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 23 de junho de 2015, com a denominação Nós, Cidadãos! e a sigla NC.

Movimento Alternativa Socialista

O MAS (www.mas.org.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 29 de Julho de 2013, com a denominação Movimento Alternativa Socialista e a sigla MAS.

Juntos pelo Povo

O partido Juntos pelo Povo (juntospelopovo.blogspot.pt) foi inscrito no Tribunal Constitucional a 27 de janeiro de 2015, com a denominação Juntos pelo Povo e a sigla JPP.

Fonte: Comissão Nacional de Eleições