Mundial 2014

Estádio sede do Mundial do Brasil com garantias de segurança por cumprir

O estádio Arena Corinthians, de São Paulo, sede da partida inaugural do Mundial do Brasil 2014, ainda não apresenta as garantias de segurança necessárias para receber público, informou, esta terça-feira, o Corpo de Bombeiros.

© Nacho Doce / Reuters

"O estádio não está seguro para receber o público, tendo em conta que  ainda não se adequou à legislação vigente e não possui o Auto de Vistoria  do Corpo de Bombeiros", indicou o organismo num comunicado divulgado pelo  portal noticioso G1. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram apontadas 26 irregularidades no  projeto, faltando informações sobre a exata capacidade de lotação ou sobre  um plano de saída do estádio em caso de emergência. 

Se o projeto técnico de segurança contra incêndios não for alterado,  os bombeiros dizem não poder emitir o "auto de vistoria", documento exigido  pelas autoridades locais para emitir um outro atestando a conclusão das  obras. 

Após a advertência do Corpo de Bombeiros de São Paulo, a construtora  Odebrecht, responsável pelas obras do estádio, e o Corinthians indicaram  que "várias sugestões de ajustamentos já foram incorporadas no projeto",  acrescentando que pretendem entregar os documentos, com as devidas retificações,  "provavelmente" ainda durante esta semana. 

No passado fim de semana, um operário que trabalhava na montagem das  estruturas temporárias da bancada sul do estádio morreu, após ter caído  de uma altura de oito metros, elevando para sete o total de trabalhadores  mortos durante a construção dos 12 estádios para o Mundial de futebol no  Brasil. 

O incidente levou o organismo regional de Trabalho e Emprego do estado  brasileiro de São Paulo a suspender as obras no estádio Arena Corinthians.

O Arena Corinthians receberá seis partidas da fase final do campeonato,  incluindo o jogo inaugural, entre o Brasil e a Croácia, marcado para 12  de junho.