Ao mesmo tempo, foi aberto um processo disciplinar à atuação de Rodrigo Paiva, anunciou Delia Fischer, responsável de comunicação da organização que superintende o futebol mundial.
Paiva foi acusado pelo seu homólogo chileno de ter atingido o chileno Mauricio Pinilla no intervalo do jogo de sábado. Pelo sucedido viu um cartão vermelho e a FIFA explicita que não poderá exercer funções nos quartos de final, no jogo contra a Colômbia
"Havia empurrões dos dois lados, não sou o único envolvido. Pinilla veio à minha procura e só me defendi. Mal o empurrei", argumenta Paiva, citado pela imprensa brasileira. "Começaram a insultar-nos, houve empurrôes, mas não agressões sérias".
Pinilla, antigo jogador do Sporting, mostrou-se indignado com a decisão da FIFA, que já criticou através do Twitter: "Uma partida para Rodrigo Paiva? Vergonha (...). Suárez por uma dentada arrisca a sua carreira... um assessor de imprensa por um soco na cara? FIFA? Exijo à FIFA uma sanção exemplar para Rodrigo Paiva, igual à do meu colega Suárez...!!! Isto é ainda mais grave!"
Lusa