Orçamento do Estado 2015

CGTP diz que OE para 2015 é "continuação de política de empobrecimento"

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2015 (OE2015), apresentado hoje pelo Governo, reflete a "continuação de uma política de exploração e de empobrecimento geral do país".  

"As linhas gerais não vão ser muito diferentes das de anos anteriores". Vamos continuar a ter um orçamento que aposta numa brutal austeridade e em mais sacrifícios", sublinhou o líder da GGTP à agência Lusa.

Arménio Carlos, que participou esta tarde em Lisboa numa ação de protesto contra a venda do Novo Banco e da Tranquilidade, referiu que o novo OE2015 é a "continuação de uma política de exploração e de empobrecimento do país".

"Continuamos a ter uma política virada para a redução dos salários, o congelamento das carreiras e a destruição do emprego na administração pública", apontou.

A ministra de Estado e das Finanças entregou hoje, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2015, o último da presente legislatura.

A proposta do Orçamento estima que o défice orçamental para o próximo ano seja de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) ou seja 0,2 pontos percentuais acima do acordado com a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu). O documento prevê um crescimento económico de 1,5% e uma taxa de desemprego de 13,4%.

Lusa