Orçamento do Estado 2015

PSD de Lisboa acusa Costa de seguir "caminho mais fácil" ao aumentar impostos

O vereador do PSD da Câmara de Lisboa António Prôa acusou hoje o presidente da autarquia (PS) de seguir "o caminho mais fácil" no Orçamento para 2015, ao aumentar, "de forma colossal, impostos, taxas e taxinhas".

MIGUEL A. LOPES
"António Costa não reforma a câmara, não racionaliza recursos. Vai pelo caminho mais fácil que é aumentar de forma colossal impostos, taxas e taxinhas. Para quem pretende candidatar-se a primeiro-ministro, é um péssimo prenúncio para o país", afirmou hoje o vereador, em declarações à agência Lusa.

A Câmara de Lisboa anunciou hoje, na apresentação do orçamento para 2015, a criação, além de uma taxa turística sobre dormidas e chegadas, da Taxa Municipal de Proteção Civil, com a qual pretende arrecadar 18,9 milhões de euros.

Segundo a autarquia, os munícipes não terão um acréscimo de despesa com esta taxa, uma vez que deixa de existir isoladamente a Taxa de Conservação e Manutenção dos Esgotos, agora integrada na do saneamento.

Em Lisboa, existe atualmente apenas uma taxa que engloba o saneamento básico e a recolha de resíduos urbanos e que está incluída na fatura da água. O que a autarquia quer fazer é autonomizar estas tarifas.

"Estamos perante um colossal aumento de impostos, taxas e taxinhas", reafirmou o vereador do PSD.

António Prôa referiu que "há um aumento global de 71 milhões de euros entre taxas e taxinhas no orçamento face ao orçamento inicial do ano passado", nomeadamente "há tarifas e impostos que sobem como o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o imposto de circulação e o Imposto Municipal sobre Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT)".

Também o presidente da concelhia de Lisboa do PSD, Mauro Xavier, em declarações à Lusa, criticou o "brutal aumento de impostos" do Orçamento hoje apresentado, que representa, "mais 250 euros em média por ano para cada lisboeta".

O dirigente social-democrata mostrou-se também "totalmente contra a taxa da Proteção Civil e a taxa turística [sobre dormidas e chegadas]".

No entanto: "No PSD Lisboa não ficámos surpreendidos com o aumento brutal de taxas, e verificamos com pena que se afetam setores como o Turismo e os munícipes", afirmou.

Mauro Xavier lamentou ainda que continue "sem haver investimento para o problema das cheias de Lisboa".

O PSD está "desapontado e desiludido com o Orçamento", rematou.


Lusa