O primeiro desejo veio em poesia: Mattie publicou livros desta composição literária, aos quais chamou "Heartsongs" ("Músicas do Coração"). E a escolha do nome tinha uma explicação simples: era a melodia que vinha do seu coração, eram mensagens que vinham de lá; o segundo ficou realizado quando o telefone tocou e Jimmy Carter e o menino tiveram, assim, o primeiro contacto.
O último foi realizado em 2001, quando Mattie foi convidado para ir ao "The Oprah Winfrey Show". Foi a primeira vez que andou de avião... e foi a primeira vez, também, que esteve perto das nuvens. Descreveu-as a Oprah como "marshmallows", as guloseimas moles e esponjosas.
Explicou à apresentadora que os três desejos tinham de ser concretizáveis. Dizia que não desistia deles, pois ao contrário de ir à "DisneyWorld" (que acabaria numa semana), ou de ir a um shopping fazer uma maratona de compras, (que duraria um dia), estes eram momentos que ficariam para sempre.
Oprah e Mattie ficaram amigos e falavam muitas vezes ao telefone ou por e-mail. Durante três anos, o menino foi uma presença frequente no programa da apresentadora.
O pequeno poeta acreditava que tinha uma missão na Terra e dizia que, quando morresse, queria que o Mundo continuasse a sua mensagem de paz.
"Remember to play after every storm" ("Lembrem-se de brincar depois de cada tempestade"), era um dos seus conselhos.
No entanto, Mattie não chegou a fazer 14 anos, e acabou por morrer a 22 de junho de 2004.
Oprah escreveu no seu site oficial: "Desde o primeiro momento em que conheci Mattie Stepanek, soube que foi um privilégio este pequeno rapaz ter entrado na minha vida". Esteve presente no funeral.
Passados quatro anos, no dia 21 de outubro, um foi inaugurada uma estátua de bronze em sua memória num parque de Maryland. Mais uma vez, Oprah esteve presente. E as suas palavras foram as seguintes: "Ele continua connosoco. Está nas árvores, na relva e nos corações de todos os que o amaram".
Cristiana Reis