Óscares 2010

Produtor de “Estado de Guerra” envolve filme em polémica

Foi tornado público o conteúdo de um e-mail enviado por um dos produtores de “Estado de Guerra” aos eleitores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O conteúdo da mensagem envolveu o filme em polémica.

Katherine Bigelow, realizadora de "Estado de Guerra" e ex-mulher de James Cameron.
A mensagem apelava aos eleitores para votarem em "Estado de Guerra" ao invés de "uma produção de 500 milhões de dólares", uma óbvia referência ao sucesso de bilheteiras "Avatar". Nicholas Chartier foi mais longe quando pediu para colocarem o filme em décima posição na lista de nomeados argumentando que esta poderia ser a oportunidade de uma mulher ganhar pela primeira vez o Óscar de melhor filme, isto é, a ex-mulher de James Cameron, Katherine Bigellow.



A Academia condenou a acção do produtor considerando-a "uma tentativa de promover um filme através de referências negativas à concorrência". Um episódio que poderia ter excluído a longa-metragem de Bigelow da corrida aos Óscares, o que não aconteceu. Mas entretanto, a produtora do filme já veio anunciar publicamente que desconhecia o conteúdo das mensagens do produtor que imediatamente pediu desculpas.



No total, são 10 os filmes que competem entre si pelos principais prémios.

Embora "Avatar" e "Estado de Guerra" liderem a lista dos dez nomeados para muitos o episódio em que Nicholas envolveu o filme de Biggelow pode muito bem significar a vitória de outra longa-metragem menos esperada como "Nas Nuvens" ou "Sacanas Sem Lei".



Dos nomeados fazem ainda parte "Um Sonho Possível", "Distrito 9", "Uma Outra Educação", "Precious", "Um Homem Sério" e "Up - Altamente".



A cerimónia acontece no próximo domingo, no dia 7 de Março.