A personagem criada por Hunter S. Thompson em "Delírio em Las Vegas", o anti-herói Raoul Duke, serviu de inspiração para o cartaz que não agradou às autoridades russas. Os autores do outdoor são ainda desconhecidos, mas não foram os primeiros a basearem-se em Duke, jornalista amante de drogas e álcool, para ridicularizar Putin e alertar para a sua provável ligação aos "Panama Papers".
A Aviasales, companhia russa de venda de bilhetes de avião, foi a primeira a usar a imagem de Putin caracterizado como Raoul Duke. Uma estratégia para vender voos para o Panamá.
"O destino de férias que está mais na moda, onde os mais famosos de todo o Mundo deixam o seu dinheiro. Veja quanto custam os bilhetes mais baratos para o Panamá", pode ler-se no anúncio publicado na página de Facebook da Aviasales.
Putin rejeitou ontem as acusações contra o seu círculo mais próximo após as revelações dos "Papéis do Panamá" e acusou os Estados Unidos de envolvimento na divulgação das listas com o objetivo de desestabilizar a Rússia.
"Que elemento de corrupção? Não existe nenhum", declarou o Presidente russo em São Petersburgo, acusando Washington de estar por detrás deste vasto inquérito que revelou importantes práticas financeiras e fiscais suspeitas de personalidades, chefes de Estado, empresários ou desportistas.
Os jornalistas de investigação membros do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, com sede em Washington, "passaram a pente fino esses paraísos fiscais mas o vosso humilde servidor não figura", ironizou.
O polémico cartaz de Putin afixado nas ruas de Moscovo também fez furor nas redes socias. O jornalista José Milhazes, profundo conhecedor da realidade russa, não ficou indiferente à notícia, avançada também no site do Radio Free Europe/ Radio Liberty.
Hoje, durante o dia, numa das avenidas de Moscovo foi colocado um cartaz com a pergunta: "Qual Panamá?". Algumas horas...
Publicado por José Milhazes em Quarta-feira, 6 de Abril de 2016