Polígrafo SIC Europa

Portugal é o segundo país da União Europeia com menos poder de compra?

Em 2018, a mediana do salário bruto por hora era de 5,4 euros, o oitavo valor mais baixo da União Europeia.

Portugal é o segundo país da União Europeia com menos poder de compra?
Canva

Uma publicação partilhada no Reddit, afirma que “Portugal tem o segundo pior poder de compra da União Europeia”. Será verdade?

A acompanhar a publicação é partilhada uma tabela do Eurostat, referente a 2018, que compara o poder de compra dos 28 (incluindo o Reino Unido) através da mediana dos salários brutos por hora.

De acordo com a tabela, publicada no site do gabinete de estatística da União Europeia, Portugal tinha, em 2018, o segundo pior poder de compra da União Europeia. Em Portugal, a mediana do salário bruto por hora era de 5,4 euros. Apesar de não ser o valor mais baixo da União Europeia, o poder de compra dos portugueses era de 6 PPC (paridade do poder de compra, um indicador para medir o poder de compra que agrega o preço de um cabaz de bens e serviços de 37 países europeus) o segundo mais baixo da União Europeia.

No entanto, já foram publicados no site do Eurostat os dados referentes a 2020 do Produtos Interno Bruto (PIB) per capita medido em PPC – outro indicador que pode ser utilizado para comparar o poder de compra entre os países da União. De acordo com os dados, Portugal está no grupo de países com um PIB per capita medido em PPC 25% abaixo da média da União Europeia. Na lista de países com percentagens acima da média da UE está o Luxemburgo, a Alemanha, a Dinamarca. Os países com os piores resultados – mais de 25% abaixo da média da União Europeia – são a Bulgária, a Croácia e a Hungria. Portugal surge na 16ª posição.

É por isso verdade que em 2018 Portugal era o país com o segundo pior poder de compra da União Europeia, mas os dados de 2020 demonstram que Portugal não é um dos países com o poder de compra mais baixo da União Europeia.

Loading...

Avaliação Polígrafo SIC Europa: Verdadeiro, mas...

Veja também:

A União Europeia nem sempre é bem entendida e muitas vezes é alvo de notícias falsas e manipulações.

No ano em que Portugal assume pela quarta vez a presidência da UE, entre 1 de janeiro e 30 de junho, o Polígrafo SIC abre espaço ao fact-checking dedicado aos assuntos europeus e à forma como influenciam os 27 Estados-membros.

"Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.”