Portugal vence Eurovisão

"Estou numa felicidade, não há explicação, até parece que fui eu", diz Simone de Oliveira

A cantora Simone de Oliveira deu hoje os parabéns a Salvador Sobral pela vitória no Festival Eurovisão da Canção em representação de Portugal, com "Amar pelos dois", afirmando estar "numa felicidade" como se a vitória também fosse sua.

"Estou numa felicidade, não há explicação, até parece que fui eu", diz Simone de Oliveira
Gleb Garanich

"Estou felicíssima, estou contentíssima por Portugal, pela música ligeira portuguesa. A ver se as pessoas passam a perceber que é preciso haver melodia e que é preciso haver palavras, e que é preciso haver sensibilidade, é preciso cantar bem", afirmou a cantora em declarações à agência Lusa, após a vitória de Salvador Sobral.

"Estou numa felicidade que não há explicação. Até parece que fui eu, pronto", acrescentou a cantora que em 1969 representou Portugal no Festival da Eurovisão, em Madrid, com o tema "Desfolhada Portuguesa", no qual ficou em último lugar, sem votos.

Simone aproveitou também para deixar "um grande abraço ao Salvador, e à irmã e à música ligeira portuguesa". "Aleluia, aleuia, aleluia, que Portugal, com a nossa língua, venceu lá fora", vincou.

Considerando que a prestação de Salvador Sobral foi "uma beleza", a cantora observou que "foi espantoso que tantos países deram a pontuação máxima a Portugal".

"Eu acho que é assim uma coisa extraordinária, brilhante", adiantou, afirmando que "sempre disse que era possível", mas com um "ponto de interrogação". Isto, "porque a gente nunca sabe o que é que as pessoas depois na última hora decidem, ou julgam", explicou.

Quanto à realização da próxima edição do Festival Eurovisão da Canção em Portugal, Simone de Oliveira apontou: "agora quero ver para o ano como é que saímos desta embrulhada". "A partir de hoje é que vão ser elas, é capaz de ser na Praça do Comércio", disse.

Portugal ganhou hoje, pela primeira vez, o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral. A canção, com letra e música de Luísa Sobral, irmã de Salvador Sobral, obteve 758 pontos na votação combinada dos júris nacionais e do público, na final do festival disputada em Kiev, na Ucrânia, que foi transmitida em direto pela RTP1. A final do Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países.

Lusa