Rui Leão Martinho, bastonário da Ordem dos Economistas, numa apresentação aos jornalistas do 4. Congresso Nacional dos Economistas, disse que a intenção do encontro é tentar "perspetivar o futuro de Portugal e tentar saber como estará o nosso país daqui a 10 anos".
O congresso, que se realiza em Lisboa quatro dias depois da data limite para a entrega na Assembleia da República do Orçamento do Estado para 2012, terá quatro painéis divididos por três dias e onde participarão nomes como João Salgueiro, Miguel Beleza, Vítor Bento, António Mexia, José Maria Ricciardi, José Honório, António Lobo Xavier, Carlos Moreira da Silva, Luis Mira Amaral, entre outros.
O bastonário da Ordem dos Economistas referiu que "em cada um dos quatro painéis, vamos tentar ser ousados e ter metas ambiciosas do que é possível atingir em 2020".
Rui Leão Martinho disse ainda que o comissário europeu dos assuntos Económicos e Financeiros, Ollie Rehn, está convidado para ser um dos oradores, estando ainda dependente a confirmação devido a questões de agenda porque "tem atualmente para as mesmas datas três convites para se deslocar a Portugal".
A Ordem dos Economistas vai ainda aproveitar o congresso para entregar prémios de carreira aos economistas Norberto Pilar, António de Almeida e Murteira Nabo.
Lusa