Primeira Liga 2011/12

Presidente da União de Leiria dá como certa a desistência da Liga

O presidente da União Desportiva de Leiria,  Mário Cruz, avançou hoje à agência Lusa que está confirmada a desistência  da equipa profissional da Liga portuguesa de futebol.

Adeptos da União de Leiria quando foi anunciada a rescisão dos contratos dos jogadores da equipa face ao incumprimento salarial da SAD
PAULO CUNHA

Mário Cruz garantiu que "não há nada a fazer" e que "agora é mesmo o  fim", depois de ter acertado o futuro da equipa com o presidente da SAD,  João Bartolomeu. 

"Não há qualquer hipótese de volte face. O jogo é amanhã (sábado), os  jogadores tiveram conhecimento do apelo (de João Bartolomeu), ponderaram  e não voltaram. Com os juniores, não vamos à Luz, não há condições para  isso", garantiu à Lusa Mário Cruz. 

Para o presidente do clube, "esta situação só se resolveria com bom  senso de todas as partes. Infelizmente não existiu. Temos de dar a imagem  que temos de dar. Não é boa para ninguém". 

Quarta-feira, o presidente João Bartolomeu lançou um ultimato aos 13  jogadores que apresentaram a rescisão coletiva de contrato, alegando a existência  de três e quatro meses de ordenados em atraso. 

Contudo, nenhum deles recuou na intenção de rescindir, pelo que o técnico  José Domingues tem apenas 14 atletas disponíveis para a partida da próxima  jornada, com o Benfica. 

Mário Cruz, que cedeu atletas da equipa júnior para suprir a falta dos  seniores, considera que jogar na Luz "não ia resolver nada". 

"Conseguimos inscrever apenas quatro atletas, mas é um número insuficiente.  Além disso, não ia resolver nada", disse à Lusa. 

O fim da equipa sénior é encarado, pelo presidente do clube, com "profundo  lamento". 

"Para a SAD, é o fim dela própria e do futebol profissional. Espero  que possamos ter apoios suficientes para minorar, no clube, os efeitos desta  desistência. Vivemos das receitas vindas da SAD, que vão deixar de aparecer,  mas temos 300 miúdos à nossa responsabilidade e um trabalho em mãos que  gostaríamos de continuar", explicou. 

Contudo, Mário Cruz admite que esta nova página na União de Leiria,  "apesar de trazer alguns transtornos", pode significar "uma vida nova".

"Pode trazer mais gente para o clube e outros apoios, quem sabe", finalizou.

A confirmar-se a desistência da União de Leiria, que tem jogo agendado  para sábado, com o Benfica, no Estádio da Luz, às 20:30, para a 29. jornada  da Liga, entre outras consequências a equipa será automaticamente despromovida  dos campeonatos profissionais.