A assessora do cantor, Yvette Noel-Schure, disse à Associated Press confirmou que prince foi encontrado morto em casa esta quinta-feira.
Prince tornou-se conhecido à escala global nos anos 1980, "Purple Rain" de 1984 é considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos.
Nascido em Minneapolis, em 1958, Prince Rogers Nelson era considerado um dos nomes mais influentes da música pop, citado por dezenas de artistas pelo talento e capacidade criativa, abrangendo diversos estilos musicais, em particular soul, funk e R&B.
Prince iniciou a carreira na transição da década de 1970 para a de 1980, destacando-se com "Dirty Mind" (1981) e "Purple Rain" (1984).
O autor de "Sometimes it snows in april" esteve várias vezes em Portugal, a mais recente das quais no verão de 2013, com um concerto surpresa no Coliseu de Lisboa.
Em 2010, Prince atuou no festival Super Bock Super Rock, perto da praia do Meco, onde contou com a presença da fadista (e amiga) Ana Moura, com quem já colaborou.