Queda de árvore na Madeira

Sobe para 13 número de mortos na tragédia no Funchal

O número de vítimas mortais da queda de uma árvore no Monte, concelho do Funchal, subiu para 13, anunciou esta terça-feira o Governo da Madeira após a reunião extraordinária do Conselho do Governo, que determinou luto regional entre quarta e sexta-feira.. Entre as vítimas mortais estão cinco estrangeiros, de três nacionalidades: alemã, francesa e húngara.

Sobe para 13 número de mortos na tragédia no Funchal
HOMEM DE GOUVEIA

Última atualização 19:07

A informação consta na resolução hoje aprovada pelo Conselho do Governo, presidido por Miguel Albuquerque.

"Considerando os trágicos acontecimentos ocorridos hoje na freguesia do Monte, no concelho do Funchal, do qual resultaram 13 vítimas mortais e 49 feridos", o Conselho do Governo, reunido em plenário, deliberou "decretar luto regional nos dias 16, 17 e 18 de agosto".

Segundo a mesma resolução, naqueles três dias "a bandeira da região deve ser colocada a meia haste em todos os serviços públicos regionais e nas entidades do setor público empresarial da Região Autónoma da Madeira".

Hoje à tarde, numa conferência de imprensa, Miguel Albuquerque tinha anunciado a realização de uma reunião extraordinária do Conselho do Governo para decretar três dias de luto regional.

Treze pessoas morreram e 49 ficaram feridas na sequência da queda de uma árvore de grande porte ocorrida hoje durante a Festa do Monte.

O anúncio inicial de 12 mortos foi feito esta tarde pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que tutela a Proteção Civil da Madeira, numa conferência de imprensa, onde também esteve presente o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Pedro Ramos avançou que 10 das vítimas mortais faleceram no local e as outras duas, uma criança e uma mulher, no hospital.

Os feridos foram levados para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e sete estão em estado grave. Entre os feridos, estão crianças, como confirmou o secretário regional para a Saúde.

Loading...

Pedro Ramos destacou a "resposta articulada, célere e adequada" dos meios envolvidos, tendo estado envolvidos 21 viaturas, 55 operacionais de sete entidades diferentes, entre as quais diversas corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.

Miguel Albuquerque anunciou que o Governo Regional realizará uma reunião extraordinária de emergência ainda esta tarde, na qual serão decretados três dias de luto regional.

Foram ainda criadas duas linhas de apoio psicológico e psiquiátrico para os familiares das vítimas: 291 705 779 e 291 705 678

Loading...

A queda de um carvalho aconteceu por volta das 12:00, altura em que a procissão da Senhora do Monte se preparava para sair. No largo onde caiu a árvore, estavam centenas de pessoas à espera da procissão, a maior da ilha, em honra da padroeira da Madeira. No interior da igreja, decorria ainda uma missa onde estavam vários elementos do Governo Regional.

Algumas testemunhas ouvidas no local relataram os momentos de pânico vividos durante e após a queda da árvore.

No ano passado, as festividades de caráter mais profano deste arraial foram canceladas devido aos incêndios que afetaram o Funchal na segunda semana de agosto.

Loading...
Loading...
Loading...

A SIC teve ainda acesso a um video amador, que o vendedor Domingos Perestrelo gravou durante a queda da árvore. As imagens mostram o exato momento em que as pessoas começam a fugir.

Loading...

Marcelo Rebelo de Sousa chegou por volta das 19h00 ao Funchal para se "inteirar de perto do ocorrido e, naturalmente, para levar uma palavra de alento e conforto aos que perderam os seus entes mais queridos".