Ranking das Escolas 2011

Ranking das Escolas 2011

Ensino público em queda no ranking das escolas

Já são públicos os resultados deste ano nos exames nacionais, em todas as escolas e a todas as disciplinas. Em relação a 2010, nas escolas públicas verifica-se uma descida global superior a 2 valores, enquanto nos estabelecimentos privados a descida é de apenas 3 décimas. No ranking SIC/Expresso deste ano para o Ensino Secundário, elaborado a partir dos dados fornecidos pelo Ministério da Educação, o primeiro lugar vai para o Colégio Manuel Bernardes, em Lisboa.

Estudantes a fazer exame
Reuters

Os dados consideram apenas as escolas onde foram realizados pelo menos 100 exames nacionais, de 11º ou 12º ano, a todas as disciplinas, só alunos internos e só 1ª fase.

Ranking SIC/Expresso das Escolas 2011

O Colégio Manuel Bernardes conquista pela primeira vez o 1º lugar com uma média de 14,5 em 194 provas realizadas na 1ª fase dos exames nacionais. Ocupava o 12º lugar no ano passado.

O Externato Ribadouro é segundo e tem uma evolução assinalável: subiu mais de 80 lugares nos últimos cinco anos. É no entanto quem mais inflacionou as notas internas nos 20 primeiros do ranking, abrindo as portas das universidades a alunos que depois desceram em média 2,7 valores nos exames nacionais.

O terceiro lugar pertence  ao Colégio Luso-Francês. Na quarta posição aparece o Colégio de Santa Doroteia. E em quinto neste ranking da SIC e do Expresso surge o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, que era primeiro no ano passado.

São todos privados e têm todos média superior a 14.

A primeira escola pública aparece em 15º lugar: é a secundária Infante D. Maria, já histórica nestes rankings.

As públicas seguintes são as secundárias Filipa de Lencastre, em 21º, e Quinta do Marquês, em 22º, ambas com subidas visíveis nos últimos anos. Logo a seguir, no 5º lugar entre as escolas públicas aparece a secundária do Restelo.

Na zona vermelha do ranking, há ensino público mas também privado: o Externato Académico, do Porto, seguindo-se a Secundária Seomara da Costa Primo, da Amadora, as Básica e Secundária da Ponta do Sol e do Cadaval e a Escola Secundária da Baixa da Banheira.

Em todos estes estabelecimentos há grandes desvios entre as médias internas e as médias de exame, com particular destaque para o caso do Externato Académico que tem o maior desvio negativo de todo o ranking: nos 145 exames realizados, a média desce 5 pontos e 3 décimas em relação à média interna.

O estudo feito pela SIC e pelo Expresso detectou também uma degradação dos resultados globais do ensino público.

Em relação a 2010, há um descida de 3 décimas nos resultados de exame no ensino privado.

Nas escolas públicas, a descida é sete vezes maior: de 2010 para 2011, as médias de exame caíram mais de 2 valores o que indicia que nos últimos anos alguma coisa correu mal no ensino público.