Revista do Ano 2016

"A fotografia é algo que somos, mais do que algo que possamos querer ser"

São três fotografias premiadas, tiradas em 2015, e mostram desde os surfistas de ondas gigantes no canhão da Nazaré aos combates aos incêndios florestais de verão, passando pela intempérie na Ilha Terceira. As imagens ilustram diferentes acontecimentos em diferentes zonas do país

Na imagem, o correspondente da SIC na Ilha Terceira, Rui Caria.
Na imagem, o correspondente da SIC na Ilha Terceira, Rui Caria.

Um prémio de fotografia tem sempre alguma importância no nosso percurso profissional e pessoal. Este foi o ano em que recebi um dos prémios mais significativos da minha carreira enquanto fotógrafo e jornalista visual. A Câmara de Prata de Fotógrafo Europeu do Ano, na categoria de Fotojornalismo, entregue pela Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais, para mim, foi mais do que um lugar num “pódio”; foi a certeza de que participar em competições nos ajuda a melhorar o nosso trabalho.

Rui Caria
Rui Caria

É assim que vejo os prémios e distinções que vou colhendo; como mais uma ajuda, um eco, que me ajuda a encontrar o caminho e me ensina a crescer como profissional e naturalmente, como pessoa, porque a fotografia é quase sempre mais do que um trabalho; é algo que somos, mais do que algo que possamos querer ser.

Autor: Rui Caria, correspondente da SIC na Ilha Terceira