"Tenho o sonho de qualquer atleta, que é conquistar uma medalha. Trabalhei para isso, trabalhei para dar o meu melhor, para me superar. Gostava de melhorar o meu sétimo lugar de Londres", afirmou.
Garantindo estar preparada para a prova de hoje, Jéssica Augusto sabe que tem recordes pessoais piores do que algumas das suas adversárias, em especial as africanas, "mas em Jogos Olímpicos o recorde pessoal vale o que vale".
"Somos 157 atletas a alinhar, à partida somos todas candidatas. Amanhã (hoje) é ir deixando correr a prova e ir ganhando lugar a lugar ao longo da prova", afirmou.
Jéssica Augusto considera que "a maratona é uma prova muito aberta" e que "a atleta que vai à frente aos 20 quilómetros até pode não ser a que ganha".
"No meu caso, vou tentar fazer uma prova mais resguardada, como costumo fazer, a correr de trás para a frente, a encontrar o mesmo ritmo, que espero encontrar logo no início", afirmou.
Jéssica Augusto quer ir no seu ritmo, para depois não "pagar no final".
"Prefiro fazer uma prova de trás para a frente, vou no meu ritmo, quando me sentir bem vou tentar acelerar", referiu.
A maratona feminina do Rio2016 tem início às 9:30 locais (13:30 em Lisboa), com Jéssica Augusto a ter a companhia de Dulce Félix e Sara Moreira.
Lusa