Segundo uma nota distribuída pelo gabinete da ministra do Ambiente e Ordenamento do Território, entre os acordos será celebrado um de colaboração destinado a financiar o realojamento definitivo de 100 famílias em diversos concelhos rurais da região, o que envolve uma comparticipação na ordem dos 2,7 milhões de euros.
Outro acordo que será subscrito entre os executivos central e regional está relacionado com contratos de comparticipação ao financiamento da aquisição de 89 habitações destinadas a realojar famílias carenciadas, o que representa uma atribuição de 3,9 milhões de euros a fundo perdido.
Estes apoios totalizam 6,6 milhões de euros, concedidos ao abrigo do programa PROHABITA, vão abranger famílias das freguesias de Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico e Funchal, entre outras.
Serão ainda disponibilizados 8,3 milhões de euros com juro bonificado e serão assinados 53 contratos para comparticipação a famílias que já iniciaram os trabalhos de recuperação das suas casas, com a afetação imediata de 325 mil euros.
O programa desta deslocação de Dulce Pássaro à Madeira inclui ainda uma reunião com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, e uma visita à Serra D'Água, no concelho da Ribeira Brava, um dos locais afectados pelo temporal onde decorrem trabalhos de construção e recuperação de habitações.
Lusa
