Crise na Ucrânia

Autoridades ucranianas recuperam controlo de aeroportos na Crimeia

Os dois aeroportos na Crimeia, sul da Ucrânia,  ocupados hoje de madrugada por homens armados pró-russos estão novamente  sob o controlo das autoridades centrais ucranianas, divulgou o diretor do  Conselho nacional de Segurança e de Defesa, Andrii Paroubii. 

© David Mdzinarishvili / Reuters

"Houve uma tentativa de ocupação dos aeroportos de Simferopol e Sebastopol,  mas neste momento estão novamente sob o controlo das forças de segurança  ucranianas", afirmou o responsável, em declarações em Kiev. 

Homens armados, alguns exibindo bandeiras russas, entraram hoje de madrugada  nos aeroportos de Sebastopol e Simferopol, as principais cidades da Crimeia,  ação que o ministro do Interior ucraniano, Arseni Avakov, já qualificou  de "invasão militar e ocupação". 

Estes incidentes ocorreram um dia depois de grupos armados terem tomado  de assalto as sedes do Parlamento e do governo autónomo da Crimeia. 

A república autónoma ucraniana da Crimeia tem presenciado nos últimos  dias fortes tensões separatistas. 

A Crimeia era considerada pela União Soviética como parte da Rússia,  mas foi anexada à Ucrânia em 1954 e continua a albergar a frota naval russa  do Mar Negro na cidade portuária de Sebastopol. 

 

Lusa