Crise na Ucrânia

Ucranianas em campanha contra sexo com homens russos

Como tanto as sanções do Ocidente como os protestos ucranianos parecem não conseguir suster o avanço da Rússia na Crimeia, um grupo de mulheres ucranianas decidiu iniciar uma abordagem diferente e está a promover uma campanha com um objetivo peculiar – recusar sexo com homens russos. A iniciar está a ser divulgada com a ajuda da Internet e das redes sociais.

"Não dês a um russo", pode ler-se nas t-shirts da campanha (Не дай русскому/Facebook.com)

Este grupo de mulheres criou uma página no Facebook na qual explica o objetivo da campanha e vende t-shirts que exibem um par de mãos que se tocam suavemente com uma frase por baixo em ucraniano que passa a mensagem de rejeição aos russos. As receitas da venda das t-shirts vão reverter a favor do Exército da Ucrânia.

A recusa de relações sexuais é uma estratégia que remonta à Grécia Antiga, onde as mulheres se uniram num voto de castidade até que os homens terminassem as lutas e iniciassem negociações. Mais recentemente têm-se registado campanhas idênticas no Quénia e na Libéria.

A atual campanha das mulheres ucranianas está a tornar-se viral na Internet, gerando naturalmente grupos de apoio e de contestação.