Crise na Ucrânia

Tropas dos EUA na Lituânia para proteger região da crise ucraniana

Um grupo de 150 militares norte-americanos  chegou hoje à Lituânia, integrados num contingente de 600 tropas enviado  para vários países da região para garantir a segurança dos aliados da NATO  no contexto da escalada da crise ucraniana. 

(Arquivo Reuters)
© Larry Downing / Reuters

A presidente lituana Dalia Grybauskaite saudou a chegada das forças  americanas como uma "medida de dissuasão" na região, preocupada com as recentes  ações russas na Ucrânia. 

"Se algum dos nossos convidados for ferido, isso significará um confronto  aberto não com a Lituânia, mas com os Estados Unidos", afirmou a chefe de  Estado lituana. 

As tropas norte-americanas vão participar numa série de exercícios ao  longo do ano, de acordo com o Ministério da Defesa da Lituânia. 

Outra companhia militar chegou à Polónia na quarta-feira, à Letónia  na sexta-feira e mais 150 militares são esperados na Estónia na segunda-feira.

Washington disse na terça-feira que iria enviar 600 militares para a  região leste da Europa para aumentar a sua presença e garantir a segurança  dos seus aliados da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte).  

Por seu lado a NATO também intensificou as suas patrulhas aéreas nos  Estados Bálticos, ocupados pela União Soviética até 1991, e que se juntaram  à Organização do Tratado do Atlântico Norte em 2004. 

Lusa