O ministro da saúde da República Dominicana, Altagracia Guzman, disse que os testes de laboratório às amostras enviadas para os Estados Unidos confirmaram 10 em 27 casos suspeitos.
"À luz desta descoberta é indispensável a adoção de medidas rigorosas em toda a nação para evitar e conter esta doença", disse Guzman.
O vírus Zika tem sido relacionado com casos de microcefalia e outras alterações congénitas em recém-nascidos e com maior incidência de abortos em mulheres grávidas.
As medidas propostas para conter a doença incluem a erradicação do mosquito, nomeadamente a eliminação de águas paradas, que podem ser terreno fértil para a proliferação dos mosquito 'Aedes aegypti', que transmite Dengue, Chikungunya e o Zika vírus.