Vulcão provoca caos no espaço aéreo da Europa

Holanda encerra aeroportos de Amesterdão e Roterdão devido a cinzas vulcânicas

Os aeroportos holandeses de Amesterdão-Schiphol e Roterdão vão estar encerrados hoje entre as 6h00 e as 14h00 locais (5h00 e 13h00 em Lisboa) devido à concentração de cinzas vulcânicas no espaço aéreo da Holanda, anunciou o serviço de controlo aéreo do país.

Anteriormente, as autoridades do tráfego aéreo britânico tinham anunciado o encerramento por seis horas, entre a 1h00 e as 7h00 locais e em Lisboa dos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick.



Cerca de duas dezenas de aeroportos foram encerrados desde domingo no Reino Unido e na Irlanda devido às cinzas do vulcão islândes Eyjafjll.



Este vulcão entrou em actividade em março passado, emanando uma nuvem de cinzas que provocou o encerramento do espaço aéreo de vários países da Europa, entre 14 e 21 de abril.



Na altura, a situação causou um caos sem precedentes na história da aviação civil e prejuízos estimados na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.



Depois de duas semanas de normalização, as cinzas emanadas do vulcão islandês voltaram a afetar o espaço aéreo de Portugal, Espanha e Itália.



Passada mais uma semana, é agora a vez do Reino Unido, Irlanda e Holanda encerrarem parte do seu espaço aéreo, receando-se novos problemas para a aviação civil e seus passageiros.













(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)





Lusa