João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Filmes em quarentena: "O Meu Maior Desejo"

    Cultura

    Hirokazu Kore-eda, por certo o mais internacional dos actuais cineastas japoneses, tem uma filmografia especialmente atenta aos temas da infância e adolescência: “O Meu Maior Desejo” é um belo exemplo do seu sentido dramático e também do seu delicado humor.

    João Lopes

  • … E se não houver “blockbusters”?

    Cultura

    A situação de pandemia tem afectado muitas produções cinematográficas, incluindo os “blockbusters” ligados aos estúdios de Hollywood. Na prática, pode estar em causa todo o calendário global de distribuição/exibição previsto para 2021.

    João Lopes

  • "Pretty Woman": memória amarga e doce

    Cultura

    Com Richard Gere e Julie Roberts, sob a direcção de Garry Marshall, a comédia romântica “Pretty Woman” há muito pertence ao imaginário popular da história de Hollywood — a sua estreia ocorreu há trinta anos.

    João Lopes

  • Festival de Cannes foi adiado: e agora?… 

    Cultura

    A organização do Festival de Cannes adiou a edição deste ano, deixando em aberto a hipótese da sua concretização em junho/julho… Aconteça o que acontecer, o espaço do cinema, da produção à difusão, está já a experimentar os efeitos do coronavírus.

    João Lopes

  • Bruce Springsteen filma um auto-retrato
    9:43

    Cultura

    Esta é uma edição do Cartaz de Cinema inevitavelmente marcada pelos efeitos da pandemia. Entre as hipóteses para ver em casa, surge a edição em DVD e Blu-ray de "Western Stars", filme em que Bruce Springsteen propõe um auto-retrato. João Lopes comenta também o estado geral dos eventos cinematográficos, em particular o facto de, este ano, o Festival de Cannes poder não se realizar.

    João Lopes e Cartaz

  • A história de duas mulheres unidas pela pintura
    10:52

    Cultura

    Com Adèle Haenel e Noémie Merlant, "Retrato da Rapariga em Chamas" é a história de duas mulheres que, em finais do século XVIII, se ligam através da pintura de um retrato — valeu o prémio de argumento, em Cannes, a Céline Sciamma. João Lopes comenta ainda a estreia do melodrama "Os Melhores Anos da Nossa Vida", de Claude Lelouch; no DVD, o destaque vai para o documentário "Os Olhos de Orson Welles", de Mark Cousins.

    Cristiana Reis e João Lopes