João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Celebrando os 20 anos de "De Olhos Bem Fechados"
    9:17

    Cultura

    Foi a obra-prima final de Stanley Kubrick: "De Olhos Bem Fechados", com Nicole Kidman e Tom Cruise, faz 20 anos e reaparece em cópia restaurada. João Lopes destaca ainda "Tommaso", mais um filme do americano Abel Ferrara rodado na Europa; na banda sonora, a estreia de "Last Christmas" é pretexto para recordar "Freedom '90", de George Michael.

    João Lopes e Cartaz

  • Para redescobrir Stanley Kubrick

    Cultura

    A reposição de “De Olhos Bem Fechados”, título final de Stanley Kubrick, é um acontecimento especial que nos permite reencontrar o génio de um dos autores marcantes do cinema do século XX.

    João Lopes

  • Scorsese dirige De Niro e Pacino
    10:28

    Cultura

    Produzido pela Netflix, "O Irlandês", de Martin Scorsese, com Robert De Niro e Al Pacino, é o acontecimento cinematográfico do momento. João Lopes assinala ainda a estreia de "Hálito Azul", de Rodrigo Areias, uma experiência a meio caminho entre documentário e ficção; na banda sonora, Scorsese também está em destaque com a evocação de "A Última Valsa" (1978).

    Cartaz e João Lopes

  • Cinema britânico em tom realista
    9:44

    Cultura

    Ken Loach, 83 anos, continua a ser um dos mestres do realismo britânico, agora, com "Passámos por Cá", encenando o drama de uma família atingida pela crise do desemprego. João Lopes destaca também a estreia da fábula portuguesa "Tristeza e Alegria na Vida das Girafas", de Tiago Guedes, recordando ainda a integração do tema clássico "Singin' in the Rain" na banda sonora de "Laranja Mecânica".

    Cartaz e João Lopes

  • "Joker”: mil milhões de dólares

    Cultura

    Eis um espectacular fenómeno de bilheteiras que importa conhecer e compreender: entre os filmes classificados para adultos nas salas dos EUA, “Joker” é o primeiro a ultrapassar os mil milhões de dólares de receitas no mercado global.

    João Lopes

  • Hollywood redescobre a vertigem da velocidade
    12:05

    Cultura

    Com Matt Damon e Christian Bale, "Le Mans'66: o Duelo" é uma produção de Hollywood sobre uma lendária edição das 24 Horas de Le Mans marcada pelo vertiginoso combate entre a Ford e a Ferrari, ambas apostadas em produzir o carro mais veloz. João Lopes destaca ainda "Os Órfãos de Brooklyn", de e com Edward Norton, pretexto para escutar também a música de Thom Yorke composta para cinema.

    Cartaz e João Lopes

  • Casey Affleck: a revelação de um cineasta
    10:52

    Cultura

    Actor "oscarizado" pelo seu trabalho em "Manchester By the Sea", Casey Affleck surge agora como protagonista de uma parábola de ficção científica, "Luz da Minha Vida", acumulando as tarefas de realização — é a revelação de um cineasta e a principal estreia da semana. João Lopes comenta também "Adeus, Lenine!" em reposição (a propósito dos 30 anos da Queda do Muro de Berlim), evocando ainda Marilyn Monroe num clássico da comédia musical.

    Cartaz e João Lopes

  • A guerra vista pelo cinema

    Cultura

    Três reposições recentes lembram-nos como o cinema tem lidado com os horrores da guerra: os filmes de Elem Klimov, Francis Ford Coppola e Steven Spielberg são lições exemplares de humanismo.

    João Lopes