João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Angelina Jolie em pose de bruxa
    11:19

    Cultura

    Com chancela dos estúdios Disney, "Maléfica: Mestre do Mal" traz-nos Angelina Jolie em pose de bruxa má (ou talvez não...), numa nova reinvenção do conto clássico "A Bela Adormecida". João Lopes destaca ainda a estreia da comédia dramática "Praça Pública", de Agnès Jaoui, evocando também o 40º aniversário de "Apocalypse Now", o clássico sobre a guerra do Vietname assinado por Francis Ford Coppola.

    João Lopes e Cartaz

  • A lição de Martin Scorsese

    Cultura

    O realizador de “Taxi Driver”, “Gangs de Nova Iorque” e “O Lobo de Wall Street” chama-nos a atenção para a urgência de pensar a sobrevivência cultural e comercial do cinema para além dos filmes de super-heróis — vale a pena escutar as suas palavras pedagógicas.

    João Lopes

  • Judy Garland, a música e os dramas
    11:24

    Cultura

    A dramática fase final da vida de Judy Garland é evocada em "Judy", filme que coloca a sua intérprete, Renée Zellweger, na linha da frente para o Oscar de melhor actriz. João Lopes destaca ainda a estreia de "Varda por Agnès", crónica autobiográfica de Agnès Varda; na banda sonora, Judy Garland é também motivo de evocação, através de uma canção do filme "Festa no Campo" (1950).

    João Lopes

  • 1939: ano mágico em Hollywood

    Opinião

    A figura de Judy Garland (1922-1969) está de volta ao cinema através de uma notável interpretação de Renée Zelleweger: a sua história dramática leva-nos a revisitar a exuberante produção de Hollywood ao longo do ano de 1939.

    João Lopes

  • Joaquin Phoenix transfigura-se para interpretar Joker
    9:59

    Cultura

    Numa radical transfiguração que pode valer, no mínimo, uma nomeação para o Óscar de melhor actor, Joaquin Phoenix é o protagonista de "Joker", uma das grandes estreias do momento. João Lopes assinala também o lançamento de "Caminhos Magnétykos", de Edgar Pêra, inspirado num conto de Branquinho da Fonseca. No sector dos DVD, o destaque vai para "Correio de Droga", de Clint Eastwood.

    Cartaz e João Lopes

  • Cinema digital… ou talvez não

    Cultura

    O digital passou a ser fundamental em importantes domínios do cinema, da rodagem dos filmes à projecção nas salas escuras. Em qualquer caso, a tradicional película de 35 mm está longe de ser um recurso abandonado.

    João Lopes

  • Palma de Ouro de Cannes já está nas salas de cinema
    10:06

    Cultura

    Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, "Parasitas", do coreano Bong Joon-ho, chegou esta semana às salas portuguesas: uma história quase cómica que se vai transfigurando num "thriller" vibrante. João Lopes assinala também a estreia de "O Conto das Doninhas", uma comédia negra argentina, destacando ainda o lançamento de dois documentários portugueses: "Campo" e "Lupo".

    João Lopes e Cartaz

  • Cinema é uma “coisa” de actores

    Cultura

    Renée Zellweger e Joaquin Phoenix surgem, desde já, na linha da frente para os próximos Óscares de interpretação — através dos respectivos trabalhos de composição, somos de novo envolvidos na dimensão mais humana do próprio cinema.

    João Lopes

  • "A Herdade" ou um melodrama português
    9:57

    Opinião

    Várias décadas da vida de Portugal, revisitadas em tom melodramático, estão no centro de "A Herdade", a realização de Tiago Guedes candidata a uma nomeação para o Oscar de melhor filme estrangeiro. João Lopes assinala também a estreia da aventura espacial "Ad Astra", com Brad Pitt, e "Downton Abbey", transposição cinematográfica da série televisiva; na banda sonora, evoca-se um clássico de Stanley Kubrick.

    João Lopes