João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • Godard consagrado pelas cinematecas

    Opinião

    A Federação Internacional dos Arquivos de Filmes homenageou Jean-Luc Godard com o seu prémio anual: o trabalho do cineasta para o conhecimento da história do cinema foi uma das razões fundamentais da distinção

    João Lopes

  • Uma atriz do Cazaquistão consagrada em Cannes
    11:08

    Cultura

    Retratando o drama de uma mulher à deriva em cenários de Moscovo, "Ayka" chega esta semana às salas portuguesas — trata-se de uma produção do Cazaquistão que, em 2018, no Festival de Cannes, valeu a Samal Yeslyamova o prémio de melhor atriz. João Lopes evoca também a herança de Agnès Varda, recentemente falecida; na banda sonora, escutamos um tema clássico de Bryan Ferry.

    João Lopes

  • Memórias do Doutor Jivago

    Cultura

    O reencontro com um filme como “Doutor Jivago”, realizado em 1965 pelo mestre David Lean, não pode deixar de suscitar um desabafo: afinal de contas, porque é que as salas não repensam as suas rotinas, exibindo, por exemplo, os grandes clássicos?

    João Lopes

  • Tim Burton reinventa Dumbo
    11:29

    Cultura

    Quase 80 anos depois do original de Walt Disney, Tim Burton reinventa a fábula do elefante voador no novo "Dumbo". No Cartaz Cinema, João Lopes destaca ainda a estreia de "A Pereira Brava", mais um drama familiar com assinatura do mestre turco Nuri Bilge Ceylan. E as canções de Maria Bethânia estão em foco através do documentário "Fevereiros", de Márcio Debellian.

    Cartaz e João Lopes

  • A pré-história de David Fincher

    Cultura

    Uma imagem emblemática de Madonna leva-nos a reencontrar o nome de David Fincher. Ou seja: o cineasta de títulos marcantes como “Seven” ou “A Rede Social” é também um brilhante realizador de telediscos.

    João Lopes

  • Jordan Peele renova cinema de terror
    11:07

    Cultura

    Dois anos depois de "Foge", o realizador Jordan Peele regressa com "Nós", renovando o género de terror e propondo também uma subtil parábola política. João Lopes assinala ainda as estreias do drama familiar "Uma Criança como Jake", de Silas Howard, e "O Homem Pykante", ensaio poético de Edgar Pêra sobre Alberto Pimenta; no DVD, o destaque vai para "Na Fronteira", de Ali Abbasi, título sueco premiado em Cannes.

    João Lopes

  • Ainda há estrelas de cinema?

    Cultura

    Tom Cruise? Nicole Kidman? Os nomes dos actores perderam força na promoção de muitos filmes. No mundo dos super-heróis, em particular, a banda desenhada e os efeitos especiais são os factores dominantes das grandes campanhas.

    João Lopes

  • Filme brasileiro celebra a diva Elza Soares
    11:20

    Cultura

    Figura mítica da música do Brasil, Elza Soares está em foco no documentário "My Name Is Now", de Elizabete Martins Campos. No cartaz Cinema, João Lopes comenta ainda "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", de João Salaviza e Renée Nader Messora. É outro filme sobre o Brasil, mais precisamente sobre a vida dos índios Krahô no Estado de Tocantins. As memórias de Stanley Kubrick são destacadas através de um livro e de uma banda sonora.

    João Lopes e Cartaz