João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • “Vice” chega esta semana às salas portuguesas
    10:41

    Cartaz

    Com Christian Bale a interpretar Dick Cheney, vice-presidente dos EUA na época de George W. Bush, “Vice” chega esta semana às salas portuguesas. João Lopes destaca ainda a estreia de “Todos Sabem”, o filme que abriu oficialmente Cannes/2018. Atenção especial também para “Parque Jurássico”, agora em Blu-ray.

    João Lopes

  • As Rainhas já não são o que eram

    Opinião

    Acumulando uma dezena de nomeações para os Óscares, “A Favorita” relança a tradição do chamado cinema histórico. Mas será que já nos esquecemos das glórias dessa tradição? Quem se lembra de Greta Garbo?

    João Lopes

  • Clint Easwood: 88 anos e em grande forma
    11:58

    Cartaz

    Depois de uma década sem interpretar e dirigir um mesmo filme, Clint Eastwood está de volta com “Correio de Droga”. João Lopes destaca também as estreias de “À Porta da Eternidade”, o filme que valeu a Willem Dafoe uma nomeação para o Oscar de melhor actor, e “Mektoub, Meu Amor”, uma crónica da juventude assinada por Abdellatif Kechiche.

    João Lopes

  • Memórias de um pintor alemão a caminho dos Óscares
    11:52

    Óscares 2019

    É um dos grandes candidatos a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro: “Nunca Deixes de Olhar” chega esta semana às salas portuguesas. João Lopes destaca também a estreia de “O Culpado”, representante dinamarquês na corrida ao mesmo Óscar, e ainda “Glass”, a nova proeza fantástica de M. Night Shyamalan.

    João Lopes

  • Robert Redford (não) está à beira da reforma
    9:37

    Cartaz

    O veterano Robert Redford está de volta em “O Cavalheiro com Arma”, anunciado como o seu derradeiro filme como actor... Ou talvez não. João Lopes destaca também a estreia de “A Educadora de Infância” e “A Casa de Jack”, numa semana em que escutamos música de Ennio Morricone.

    João Lopes e Cartaz

  • Estúdios Disney reinventam fábula de Mary Poppins
    9:12

    Cartaz

    Mary Poppins, a ama com poderes mágicos, está de volta aos ecrãs em “O Regresso de Mary Poppins”, ainda e sempre com chancela dos estúdios Disney. João Lopes evoca o “Mary Poppins” original, destacando também o 50º aniversário do clássico “Aconteceu no Oeste”, de Sergio Leone.

    Cartaz e João Lopes