João Lopes

João Lopes

Crítico de Cinema

Crítico de cinema, argumentista, realizador. Responsável pela área de Cinema de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Professor da Escola Superior de Teatro e Cinema. Última publicação: “Cinema e História: Aventuras Narrativas” (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2018).

  • A grandeza do IMAX

    Cultura

    Como é que os mercados tiram partido das características específicas dos ecrãs IMAX? Não seria tempo de considerar que a sua dimensão espectacular pode ser explorada para além das rotinas dos filmes de super-heróis?

    João Lopes

  • Woodstock: nostalgia e contracultura

    Cultura

    Foi há meio século que o Festival de Woodstock congregou meio milhão de pessoas numa celebração musical e cultural cujos ecos não se dissiparam. Na consolidação da sua memória, o cinema desempenhou um papel fundamental.

    João Lopes

  • Filme indiano conta uma história de amor universal
    10:58

    Cultura

    Já conhecido dos espectadores portugueses, o cineasta indiano Ritesh Batra regressa com "Fotografia", uma história de amor passada em Mumbai, mas com apelo universal. João Lopes destaca ainda as estreias de "Síndrome de Estocolmo", um "thriller" com Ethan Hawke, e do documentário português "Sousa Martins"; na banda sonora, "Control" (2014), de Anton Corbijn, é recordado através de um tema dos Kraftwerk.

    João Lopes

  • O homem que filmou Bob Dylan

    Cultura

    Morreu D. A. Pennebaker, figura tutelar do cinema documental dos EUA: foi ele que realizou “Dont Look Back”, o filme que acompanha Bob Dylan na sua polémica digressão de 1965 quando, pela primeira vez, usou guitarras eléctricas nos seus concertos.

    João Lopes

  • Filme argentino relança emoções do melodrama familiar
    11:08

    Cultura

    A partir do reencontro de duas irmãs, o cineasta argentino Pablo Trapero recupera as emoções tradicionais do melodrama familiar. João Lopes comenta também o lançamento de "Onde Está Você, João Gilberto?", documentário de Georges Gachot dedicado ao "pai" da Bossa Nova. Na área do DVD, o destaque vai para a reedição de três clássicos do mestre francês Jean Renoir.

    João Lopes e Cartaz

  • Documentário de Jorge Pelicano faz retrato íntimo de Tony Carreira
    9:26

    Cultura

    Da intimidade ao fenómeno de popularidade, Tony Carreira é tema de "Tony", documentário assinado por Jorge Pelicano. João Lopes comenta ainda o regresso às salas escuras do americano Brian De Palma, com "Domino - A Hora da Vingança". Entretanto, no domínio dos clássicos, Luis Buñuel continua a ser um acontecimento especial, agora com destaque para o regresso de "Viridiana" (1961).

    João Lopes e Cartaz

  • O Rei Leão faz 25 anos
    10:49

    Cultura

    Foi em 1994, ou seja, há 25 anos que surgiu o desenho animado "O Rei Leão". Agora, os estúdios Disney reinventam a fábula do pequeno Simba através de um filme que combina o realismo com a manipulação digital das imagens. João Lopes evoca alguns momentos emblemáticos da história moderna da animação, incluindo "A Pequena Sereia", a produção de 1989 que definiu um momento decisivo de renovação para a casa do Rato Mickey.

    João Lopes e Cartaz