A ministra Mariana Vieira da Silva remeteu, esta quinta-feira, quaisquer explicações sobre a polémica que envolve a Câmara de Setúbal para a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares. Questionada sobre se o Governo tinha recebido denúncias, enquanto a própria tutelava a pasta das Migrações, garantiu que “não”.
No final da reunião do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência foi questionada sobre se o caso da Câmara Municipal de Setúbal e do acolhimento de refugiados tinha sido um dos temas abordados na reunião do Governo.
“Esse tema não foi hoje discutido em Conselho de Ministros e remeto para a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares que acompanha esse setor. O trabalho de contacto no âmbito do acolhimento de refugiados entre as diferentes instituições é permanente mas não foi um tema que hoje tenhamos discutido“, respondeu Mariana Vieira da Silva
Outra das questões centrou-se nas denúncias da Associação de Ucranianos em Portugal ainda no anterior Governo, quando a própria tutelava a pasta das Migrações, tendo a ministra garantido que o antigo Executivo não recebeu queixas. A ministra da Presidência sublinhou, porém, o Governo nunca deixou de dar resposta quando as notícias vieram a público.
“Ainda antes do primeiro acolhimento, houve logo a preocupação de agir no sentido dos temas que agora estão em discussão pública. Houve notícias antes da tomada de posse deste novo Governo, (…), houve trabalho em função dessas notícias e até resposta a essas notícias. Denúncias não, mas havendo notícias houve naturalmente uma resposta do Governo, como neste momento também existe”, esclareceu.
A ministra da Presidência referiu ainda que “o Governo, neste e noutros processos de acolhimento de refugiados, sempre teve em conta a necessidade de se precaver sobre quem faz esse acolhimento e sempre atuou recorrendo aos órgãos que o Estado português tem que acompanham estes assuntos, para garantir que o acolhimento era feito da melhor maneira“.
Saiba mais
- Polémica com associação de imigrantes: Câmara de Setúbal garante que não houve quebra de sigilo
- O que sabemos e não sabemos sobre o acolhimento de refugiados em Setúbal
- Linhas Vermelhas: o polémico acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal
- Notícia SIC: Câmara de Setúbal nunca se opôs à receção de ucranianos por casal russo
- Acolhimento de refugiados: com investigação em curso, Câmara de Setúbal quer remeter-se ao silêncio
- Polémica em Setúbal: Santos Silva recusa debate na AR proposto pelo Chega
- Polémica em Setúbal: sistema de segurança está ativo e Governo “não deixará de agir”