A África do Sul poderá estar a entrar numa nova vaga de covid-19, a quinta no país, mais cedo do que se esperava, admitiu esta sexta-feira o Ministério da Saúde, com base no aumento de casos nas últimas semanas.
“Nos últimos 14 dias o aumento das infeções foi contínuo, subiu de 2.000 para 3.000, 4.000 até chegar a 6.300 (novos casos) num dia”, disse esta sexta-feira o ministro da Saúde sul-africano, Joe Phaahla.
O governante acrescentou que a taxa de positividade dos testes realizados também aumentou significativamente nos últimos dias e que as admissões hospitalares registam uma tendência crescente.
Para Phaahla, estes números indicam que a África do Sul “poderá estar a entrar na quinta vaga (de contágios)” mais cedo do que esperado, já que os cientistas e as autoridades de saúde estimavam que esta só chegasse em meados de maio.
O ministro disse que nos próximos dias poderá ser possível confirmar oficialmente a entrada do país nesta nova vaga de infeções e voltou a insistir na importância da vacinação.